A apenas 3 meses do início dos Jogos Olímpicos de Inverno 2013, que decorrerão em Sochi, na Rússia, o Metro de Moscovo e o Comité Olímpico da Rússia decidiram contribuir para a forma física dos cidadãos de modo original: oferecendo bilhetes de metro a troco de exercício físico.
Para o efeito, foi colocada na estação de Vystavochnaya uma máquina especial de venda de bilhetes que emite um bilhete gratuito a quem fizer 30 flexões à sua frente.
O número de flexões é contado por um dispositivo especial que detecta o movimento do passageiro e verifica que as flexões foram correctamente efectuadas – sem batota.
A iniciativa decorre durante um mês e faz parte do projecto “Mudanças Olímpicas”, que visa acrescentar elementos de desporto ao dia-a-dia dos cidadãos russos.
Em declarações à agência estatal russa RIA-Novosti, o presidente do Comité Olímpico local, Alexander Zhukov, explicou que os organizadores pretendiam “mostrar que os Jogos Olímpicos não são apenas uma competição que as pessoas vêem na TV, e que podem ter um estilo de vida mais desportivo”.
Numerosos passageiros decidiram de imediato aderir à ideia: guardar os 30 rublos do bilhete e viajar de metro pagando, literalmente, com o corpo.
AJB, ZAP