Um ano depois, Arctic Sunrise da Greenpeace volta a casa

 

O navio Arctic Sunrise, da organização ambientalista Greenpeace, regressou à Holanda, onde foi calorosamente recebido, quase um ano depois de ter sido apreendido pela Rússia durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.

“É ótimo tê-lo de volta”, disse à agência de notícias francesa, AFP, por telefone, o comandante veterano da Greenpeace, Pete Willcox, que dirigia o navio na altura em que aquele foi arrestado.

“Sentimos a falta de um elemento importante da nossa família por muitos meses”, frisou.

Dezenas de apoiantes da organização, muitos deles agitando as bandeiras das cores do arco-íris da Greenpeace e cartazes onde se lia “Bem-vindo a Casa“, aplaudiram o navio quando este atracou num cais de Amesterdão.

Comandos russos apreenderam o Arctic Sunrise, de pavilhão holandês, em setembro de 2013, e detiveram 30 ativistas da Greenpeace e jornalistas, após um protesto numa plataforma de extração de petróleo pertencente ao gigante petrolífero estatal russo Gazprom.

A Rússia libertou o navio em junho deste ano e depois foi necessário cerca de um mês para prepará-lo para navegar novamente e fazer a viagem de regresso à Holanda, tendo a organização ecologista afirmado que o equipamento, incluindo instrumentos de navegação e comunicação, “desapareceu ou ficou gravemente danificado”.

Os ativistas, entre os quais quatro russos, foram detidos depois de dois manifestantes terem tentado subir à plataforma Prirazlomnaya, que os ambientalistas diziam representar uma ameaça à primitiva vegetação do Ártico.

Inicialmente enfrentando uma acusação de pirataria, os chamados “30 do Arctic” foram, depois, alvo de acusações de vandalismo, menos graves.

Permaneceram detidos durante cerca de dois meses antes de serem libertados sob fiança e, em seguida, terem beneficiado de uma amnistia apoiada pelo Kremlin.

A Greenpeace vai processar a Rússia no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por aquilo que considera ter sido uma detenção ilegal dos seus ativistas, argumentando que foi uma violação ao seu direito de liberdade de expressão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …