Um abraço por dia afasta o stress… e a gripe

Odeia constipações e quer ficar livre delas na época de gripes e infecções que atravessamos? Nada mais simples: um estudo publicado esta semana sugere que podemos inocular-nos com uma nova droga revolucionária – ou algo parecido.

Um estudo desenvolvido por investigadores da Carnegie Mellon University, de Pittsburgh, nos EUA, publicado esta quinta-feira na Psychological Science, revela que o melhor remédio para prevenir a gripe, depressão, stress e infecções é mesmo… um abraço.

O acto de abraçar, por si só, é antes de mais um indicador de ligações sociais fortes, o que nos protege desde logo da ansiedade, stress e depressão. Segundo o estudo, estes factores têm influência na prevenção da gripe.

Para efeitos do estudo, os investigadores da Carnegie MU mantiveram 404 voluntários, adultos saudáveis, sob observação durante 2 semanas e tentaram perceber quais os seus níveis de interacção social.

Durante esse período, foi perguntado diariamente a cada participante se tinham sido abraçados por alguém, e se tinham tido algum conflito ou tensão com um familiar ou amigo.

CMU.edu

Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Carnegie Mellon University

Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Carnegie Mellon University

Os cientistas usaram então gotas nasais contaminadas para expor os participantes ao vírus da gripe, isolaram-nos em quarentena num hotel durante uma semana, e recolheram dados sobre os sintomas manifestados em cada pessoa.

Embora todos os participantes tivessem sido expostos, apenas 78% desenvolveram sintomas de gripe, e 31% ficaram efectivamente doente.

Mas 22% dos voluntários não desenvolveram qualquer sintoma de gripe – grupo que coincidiu precisamente com as pessoas que recebiam mais abraços e tinham mais apoio social no seu círculo familiar ou de amigos.

“Sabemos que as pessoas que enfrentam algum tipo de conflito são menos capazes de lidar com os efeitos da gripe”, diz Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da CMU, e líder do grupo de investigadores.

“Da mesma forma, sabemos que as pessoas que admitem ter apoio social são parcialmente protegidas dos efeitos do stress”, diz Cohen.

“Há vários indícios que provam que o toque é muito eficaz a proteger as pessoas de vários sintomas de stress e ansiedade”, diz o cientista, citado pela Time. “O abraço é uma forma de comunicar às pessoas que gostamos delas e que lhes damos a nossa intimidade”.

E qual a dose certa de abraços para prevenir uma gripe?

“Um por dia deve chegar”, diz Cohen.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …