Um abraço por dia afasta o stress… e a gripe

Odeia constipações e quer ficar livre delas na época de gripes e infecções que atravessamos? Nada mais simples: um estudo publicado esta semana sugere que podemos inocular-nos com uma nova droga revolucionária – ou algo parecido.

Um estudo desenvolvido por investigadores da Carnegie Mellon University, de Pittsburgh, nos EUA, publicado esta quinta-feira na Psychological Science, revela que o melhor remédio para prevenir a gripe, depressão, stress e infecções é mesmo… um abraço.

O acto de abraçar, por si só, é antes de mais um indicador de ligações sociais fortes, o que nos protege desde logo da ansiedade, stress e depressão. Segundo o estudo, estes factores têm influência na prevenção da gripe.

Para efeitos do estudo, os investigadores da Carnegie MU mantiveram 404 voluntários, adultos saudáveis, sob observação durante 2 semanas e tentaram perceber quais os seus níveis de interacção social.

Durante esse período, foi perguntado diariamente a cada participante se tinham sido abraçados por alguém, e se tinham tido algum conflito ou tensão com um familiar ou amigo.

CMU.edu

Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Carnegie Mellon University

Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Carnegie Mellon University

Os cientistas usaram então gotas nasais contaminadas para expor os participantes ao vírus da gripe, isolaram-nos em quarentena num hotel durante uma semana, e recolheram dados sobre os sintomas manifestados em cada pessoa.

Embora todos os participantes tivessem sido expostos, apenas 78% desenvolveram sintomas de gripe, e 31% ficaram efectivamente doente.

Mas 22% dos voluntários não desenvolveram qualquer sintoma de gripe – grupo que coincidiu precisamente com as pessoas que recebiam mais abraços e tinham mais apoio social no seu círculo familiar ou de amigos.

“Sabemos que as pessoas que enfrentam algum tipo de conflito são menos capazes de lidar com os efeitos da gripe”, diz Sheldon Cohen, professor de psicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da CMU, e líder do grupo de investigadores.

“Da mesma forma, sabemos que as pessoas que admitem ter apoio social são parcialmente protegidas dos efeitos do stress”, diz Cohen.

“Há vários indícios que provam que o toque é muito eficaz a proteger as pessoas de vários sintomas de stress e ansiedade”, diz o cientista, citado pela Time. “O abraço é uma forma de comunicar às pessoas que gostamos delas e que lhes damos a nossa intimidade”.

E qual a dose certa de abraços para prevenir uma gripe?

“Um por dia deve chegar”, diz Cohen.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …