James Peebles, vencedor do Prémio Nobel da Física em 2019, rejeita a teoria do Big Bang, considerando que não há provas sólidas que sustentem que foi um grande explosão que levou à criação do Universo.
O cientista de 84 anos, reconhecido pelo seu trabalho no campo da Cosmologia e pelas investigações que levou a cabo sobre a radiação cósmica de fundo, rejeita o termo “Big Bang”, considerando “bastante inapropriado”.
“A primeira coisa que é preciso entender sobre o meu campo é que o seu nome – a teoria do Big Bang – é bastante inadequado“, disse James Peebles, que falava num evento de homenagem aos vencedores do Prémio Nobel, que decorreu a semana passa na embaixada sueca de Washington, nos Estados Unidos.
“Tem um significado sobre a noção de um evento e uma teoria que está completamente errada”, continuou, citado pelo jornal ABC, dando ainda conta que, na verdade, não existem provas de quem uma explosão gigante realmente aconteceu.
O Nobel da Física frisou, em entrevista à agência noticiosa AFP, que não se sabe ainda de forma concreta o que aconteceu no início do Universo. “É uma pena que se pense na origem [do Universo], quando, na verdade, não temos uma boa teoria de algo assim”.
“O que temos é uma teoria comprovada da evolução de um estado inicial para o atual, começando desde os primeiros segundos de expansão”, sustentou Peebles.
Estes primeiros momentos, continuou, são testados graças a assinaturas cosmológicas chamadas “fósseis”, baseadas em hélio e outras partículas resultantes do momento em que o Universo era ainda muito quente e denso. Estes momentos foram bem discutidos e avaliados por diferente testes, mas a fase inicial, reiterou, continua a ser um mistério.
“Não temos provas sólidas do que aconteceu antes disso. Temos teorias, mas nenhuma delas está comprovada”, disse o professor emérito da Universidade de Princetown.
“Simplesmente não temos evidências experimentais do que realmente aconteceu”, insistiu o Nobel da Física, dando conta que a Humanidade encontra várias teorias ao compará-las com procedimentos experimentais.
Questionado sobre que nome deveria ser utilizado para descrever o momento de origem, Peebles revelou que acabou por se render ao termo comummente aceite.
“Rendi-me, uso [o termo] Big Bang. Mas não gosto (…) Durante anos, alguns de nós tentamos, sem sucesso, convencer a comunidade científica a encontrar um termo melhor. Por isso, Big Bang é o melhor que temos. É lamentável, mas toda a gente conhece esse nome. Assim me rendo”, rematou o cientista canadiano.
Em outubro passado, James Peebles recebeu o Prémio Nobel da Física por descobertas no campo da Cosmologia, que vem a desenvolver desde da década de 1960, especialmente o o arcabouço teórico para explicar o jovem Universo.
A ciência não tem provas sólidas de nada.
Nesse caso o teu comentário é um paradoxo.
O mais cómico (ou triste) é que não fazes ideia porquê.
Uma coisa fica provada: tu não sabes escrever em francês mas, mesmo não sabendo, tentas. O mesmo se passa em relação àquilo a que te referes com uma certeza que o Tu muito bem explica.
Pois eu tenho a minha teoria: É a do “SOPRO BANG”!!!
DEUS saiu soprando em todas as direções… Nelas, as explosões brotavam como sementes… A vida nasceu do sopro. E o último alento de vida é o sopro quando se vai!!!
Finalmente, alguém na comunidade científica com coragem de dizer umas verdades!…
Qual foram essas “verdades”?!
Mais uma prova que não sabes ler nem interpretar uma notícia. Não sejas ignorante. Tens inteligência para mais, acredita.
O Eu! é um little troll sem capacidade para ler para lá do titulo das noticias
Trump, és tu?!
Pois… bem me parecia!…
Na ciência não existem “verdades”. Existem hipóteses e teorias. E lendo bem a notícia, o Sr. Cientista em questão até concorda com 98% da teoria (talvez hipótese?) do big bang. O Sr. Cientista discorda essencialmente do nome dado à teoria (talvez hipótese?).
É caso para dizer que o título da notícia está 98% errado, servindo essencialmente para gerar reações primárias de determinado segmento populacional, como demonstrado pelo seu comentário.
Muito bem!!
A terra é plana irmãos!
Primeiro não somos irmãos.
Segundo se tens provas que a terra é plana exibe-as.
mais ou menos como a tanga da teoria da evolução, que não tem ponta por onde pegar, mas que a continuam a vender…
Queremos ouvi a tua!
Espero que não seja aquela do Adão e Eva!…