Última oportunidade para consumar o Brexit: “O comboio já passou duas vezes”

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

O comissário europeu Pierre Moscovici entende que o Parlamento britânico tem esta quarta-feira a última oportunidade para conseguir um acordo que garante uma “saída suave” do Reino Unido da União Europeia.

Moscovici disse à estação de televisão francesa France-2 que a UE “fez tudo” o que podia fazer para garantir a retirada do país do bloco europeu. “O comboio já passou duas vezes”, disse o comissário europeu, sublinhando que a União não vai renegociar o acordo antes do dia 29 de março, a data fixada para a saída do Reino Unido.

A Câmara dos Comuns vota às 19h a opção de saída do bloco europeu sem qualquer tipo de pacto, depois de os deputados terem rejeitado na terça-feira, pela segunda vez, o acordo do Brexit negociado durante quase dois anos pelo Governo britânico de Theresa May e Bruxelas.

Moscovici sublinha que a votação aumenta as hipóteses de uma saída “desordenada e brutal” e compara a situação a “um penhasco”, mas admite um eventual adiamento caso o Reino Unido apresente uma justificação.

Também esta quarta-feira, o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, sublinhou perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a solução para o ‘Brexit’ “tem de vir de Londres”.

“Hoje estamos nas mãos do sistema político britânico. Eles devem dizer-nos que direção querem seguir a partir de agora”, declarou Timmermans, num debate sobre o processo. O holandês lamentou que, “apesar das clarificações suplementares que foram dadas e apesar dos esforços tremendos de Michel Barnier (negociador-chefe da UE) e de Jean-Claude Juncker (presidente da Comissão) para ajudar Theresa May a clarificar as questões”, o acordo tenha voltado a ser rejeitado.

No caso do país vir a sair da União sem acordo, a 29 de março, o Reino Unido afasta a aplicação de taxas sobre a maioria das importações, assim como tributações sobre produtos irlandeses que entrem na Irlanda do Norte.

Perante a incerteza sobre a forma como se poderá concretizar a saída do Reino Unido, o executivo deu a conhecer esta quarta-feira “medidas temporárias” que implicam “uma modesta liberalização” do regime de tarifas, sendo que 87% das importações não vão ficar sujeitas a taxas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers 3-2 Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …