UEFA retira Sporting da lista de incumpridores do fair-play financeiro

Koshelyev / Wikimedia

-

A entidade de controlo financeiro da UEFA retirou hoje o Sporting do elenco de clubes em incumprimento relativamente às regras de ‘fair-play’ financeiro da organização de cúpula do futebol europeu.

Da lista de clubes ilibados por fechados e cumpridos acordos de regularização das respetivas situações, divulgada pela UEFA em comunicado, consta também o Hull City (Inglaterra) e o Panathinaikos (Grécia).

O Galatasaray (Turquia), porém, continua em incumprimento e sob a alçada do ‘Club Financial Control Body’ (CFCB) da UEFA.

“Os três clubes [Sporting, Hull City e Panathinaikos] cumpriram integralmente com os termos dos respetivos acordos e, em consequência, foram retirados do regime de liquidação”, pode ler-se no comunicado.

Em outubro, o Sporting negou oficialmente que tivesse quebrado as regras do ‘fair-play’ financeiro impostas pela UEFA, negando ainda que a entidade que tutela o futebol europeu tenha ‘chumbado’ as contas do clube ‘leonino’.

“A Sporting Clube de Portugal, SAD tem vindo a cumprir as suas obrigações decorrentes do acordo celebrado com o ‘Club Financial Control Body’ da UEFA, no passado mês de maio, o qual vigora até ao final da corrente época desportiva de 2015/16”, pode ler-se no primeiro de seis pontos do comunicado enviado então pelo clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a comunicação social, a UEFA teria aberto uma investigação às contas do clube de Alvalade por este desrespeitar as regras do ‘fair-play’ financeiro, que ‘obrigam’ a que o clube não apresente prejuízos acumulados superiores a 30 milhões de euros no conjunto das épocas 2014/15, 2013/14 e 2012/13, algo que os ‘leões’ referiam estar a cumprir.

“Na época de 2012/13, a Sporting, SAD apresentou um prejuízo de 43,5 milhões de euros, na época seguinte de 2013/14 apresentou um lucro de 8,6 milhões de euros. Deste modo, para a época 2014/15, para efeitos de cumprimento das regras do Fair Play da UEFA e do ‘break-even’ agregado das três épocas, seria suficiente um resultado positivo de 4,9 milhões de euros”, pode ler-se ainda na comunicação efetuada na altura.

A concluir, o Sporting admitiu ainda em outubro que as suas contas iriam continuar a ser ‘vigiadas’ pela UEFA, tal como acontece com todos os clubes participantes em competições tuteladas por esse organismo.

A organização que tutela o futebol europeu acrescenta no comunicado hoje divulgado que a CFCB “continuará a monitorizar os clubes que assinaram acordos de regularização, em particular aqueles cujos acordos previam um ‘break-even’ durante a época de 2015/2016” – entre os quais o Hapoel Telavive (Israel), Ruch Chorzów (Polónia), Rostov (Rússia) e Kardemir Karabukspor (Turquia).

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …