/

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior.

A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino.

O torneio, marcado para Julho de 2022, em Inglaterra, terá um “bolo” total de 16 milhões de euros – em 2017, no Europeu anterior, o total foi de oito milhões de euros.

A reunião em Chişinău, na República da Moldávia, definiu que os montantes garantidos serão aumentados e que haverá prémios bónus, tendo em conta os resultados na fase de grupos.

Os clubes europeus que irão ceder jogadoras para o torneio também terão uma recompensa maior, num total de 4,5 milhões de euros.

Neste encontro, realizado na quarta-feira, o Comité Executivo da UEFA definiu ainda que, no futebol masculino, serão aumentados os valores de solidariedade financeira para os clubes que não conseguem apurar-se para as competições europeias.

As federações fora do top-5 da tabela oficial da UEFA (Portugal é sexta) vão receber mais dinheiro.

Vão ser reduzidas as diferenças entre federações que têm clubes na Liga dos Campeões e que não têm.

O novo regime prevê também quatro por cento de solidariedade para os clubes não participantes nas provas da UEFA (total de 140 milhões de euros).

No total, as compensações para quem não joga na Europa vão aumentar 35 milhões de euros.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.