União Europeia inicia vacinação para a covid-19 a partir de 27 de dezembro

A Alemanha planeia iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus em 27 de dezembro, dando prioridade aos lares de idosos, confirmou esta quarta-feira a Conferência de Ministros de Saúde da Alemanha. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou que os 27 Estados-membros podem começar a vacinar no mesmo dia.

“O ministro federal da Saúde, Jens Spahn, confirmou à Conferência de Ministros da Saúde a aprovação e entrega planeada da vacina da BioNTech. A data de início da vacinação contra o novo coronavírus está agendada para 27 de dezembro”, lê-se no comunicado do órgão que reúne os ministros regionais da Saúde no país.

O responsável adiantou também que a administração das vacinas vai começar “principalmente nos lares de idosos”, acrescenta a nota.

Na manhã desta quarta-feira, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu que os 27 estados-membros da União Europeia (UE) podem “começar no mesmo dia” as campanhas de vacinação face ao vírus responsável pela pandemia de covid-19, depois de aprovada a vacina desenvolvida pelo fabricante norte-americano de medicamentos Pfizer e pela empresa germânica BioNTech.

Depois de ter agendado inicialmente a aprovação da vacina para 29 de dezembro, a Agência Europeia do Medicamento anunciou que iria tomar a decisão em 21 de dezembro.

A Comissão Europeia pode emitir a autorização condicional de introdução da vacina no mercado da União Europeia, após examinar o parecer dessa entidade reguladora e consultar os estados-membros.

O primeiro-ministro de França, Jean Castex, também avançou esta quarta-feira que a vacinação no país pode começar “a partir da última semana de dezembro”, “se as condições [exigidas] forem satisfeitas”.

Biden e vice cessante Pence vão ser vacinados

O Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, de 78 anos, vai ser vacinado contra o SARS-CoV-2 durante a próxima semana. A informação é confirmada pela Associated Press (AP), que dá conta de que o próximo chefe de Estado norte-americano vai receber a vacina contra a covid-19 o mais tardar na próxima semana e em público.

O vice-presidente cessante dos EUA, o republicano Mike Pence, de 61 anos, vai ser vacinado na sexta-feira, também “em público”, no âmbito do lançamento da campanha de vacinação do fármaco da Pfizer e da BioNTech, que arrancou na segunda-feira.

Pence e também a mulher, Karen, vão ser vacinados para “aumentar a confiança dos norte-americanos”, explicitou a Casa Branca através de um breve comunicado divulgado na quarta-feira. Já o Presidente cessante, o republicano Donald Trump, que tem 74 anos, que esteve infetado, ainda não deu nenhuma indicação de quando poderá ser vacinado.

A vacina de Pfizer e da BioNTech foi a primeira a ser administrada a nível mundial, no Reino Unido, em 8 de dezembro, tendo já sido também aprovada nos Estados Unidos, no México e na Arábia Saudita.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …