UE investiga fuga aos impostos da IKEA com benefícios fiscais da Holanda

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia anuncia uma investigação em curso a possível evasão fiscal da IKEA, através de uma rede complexas de empresas na Holanda e outros países.

Segundo o Financial Times, a IKEA estará a ser investigada por uma possível evasão fiscal. Em causa estarão mil milhões de euros que não foram pagos, que a cadeia sueca poderá ter evitado através  de uma rede ilegal e complexa de empresas na Holanda, Luxemburgo e Liechtenstein.

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência, disse que “grandes ou pequenas, multinacionais ou não, todas as empresas devem pagar os seus impostos”, referindo-se ao período entre 2009 e 2014, durante o qual a multinacional terá recebido vantagens fiscais injustas por parte da Holanda, segundo um relatório elaborado pelos Verdes do Parlamento Europeu.

Sob a lei da União Europeia, explica a BBC, os estados-membro não podem dar benefícios fiscais a multinacionais, que não estejam disponíveis para outras empresas. Por isso, a União Europeia vai investigar se a situação fiscal do Ikea viola regras europeias no que toca a ajudas e benefícios dados por países a empresas.

“A Comissão está preocupada que duas decisões fiscais holandesas tenham dado à IKEA uma vantagem injusta, comparativamente a outras empresas”, explicou Margrethe.

A cadeia sueca terá criado dois grupos separados, no meio de uma rede complexa de empresas, em que se movia dinheiro de um lado para o outro de uma forma cuja legalidade está agora a ser investigada.

Também sob investigação, neste momento, encontram-se a Mcdonald’s e uma empresa francesa, a Engie, o segundo maior grupo empresarial do mundo no ramo da energia.

A IKEA é a última a ser investigada pela Comissão Europeia nos últimos quatro anos. Processos semelhantes já levaram à recolha de vários milhares de milhões de euros em impostos junto de empresas como a Apple, a Starbucks, a Fiat e a Amazon.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já ontem era tarde!
    E é urgente ver o que se passa no Luxemburgo, para onde são desviados muitos dos impostos devidos em outros países da UE!!

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …