/

UE investiga fuga aos impostos da IKEA com benefícios fiscais da Holanda

1

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia anuncia uma investigação em curso a possível evasão fiscal da IKEA, através de uma rede complexas de empresas na Holanda e outros países.

Segundo o Financial Times, a IKEA estará a ser investigada por uma possível evasão fiscal. Em causa estarão mil milhões de euros que não foram pagos, que a cadeia sueca poderá ter evitado através  de uma rede ilegal e complexa de empresas na Holanda, Luxemburgo e Liechtenstein.

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência, disse que “grandes ou pequenas, multinacionais ou não, todas as empresas devem pagar os seus impostos”, referindo-se ao período entre 2009 e 2014, durante o qual a multinacional terá recebido vantagens fiscais injustas por parte da Holanda, segundo um relatório elaborado pelos Verdes do Parlamento Europeu.

Sob a lei da União Europeia, explica a BBC, os estados-membro não podem dar benefícios fiscais a multinacionais, que não estejam disponíveis para outras empresas. Por isso, a União Europeia vai investigar se a situação fiscal do Ikea viola regras europeias no que toca a ajudas e benefícios dados por países a empresas.

“A Comissão está preocupada que duas decisões fiscais holandesas tenham dado à IKEA uma vantagem injusta, comparativamente a outras empresas”, explicou Margrethe.

A cadeia sueca terá criado dois grupos separados, no meio de uma rede complexa de empresas, em que se movia dinheiro de um lado para o outro de uma forma cuja legalidade está agora a ser investigada.

Também sob investigação, neste momento, encontram-se a Mcdonald’s e uma empresa francesa, a Engie, o segundo maior grupo empresarial do mundo no ramo da energia.

A IKEA é a última a ser investigada pela Comissão Europeia nos últimos quatro anos. Processos semelhantes já levaram à recolha de vários milhares de milhões de euros em impostos junto de empresas como a Apple, a Starbucks, a Fiat e a Amazon.

ZAP //

1 Comment

  1. Já ontem era tarde!
    E é urgente ver o que se passa no Luxemburgo, para onde são desviados muitos dos impostos devidos em outros países da UE!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.