UE investiga fuga aos impostos da IKEA com benefícios fiscais da Holanda

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia anuncia uma investigação em curso a possível evasão fiscal da IKEA, através de uma rede complexas de empresas na Holanda e outros países.

Segundo o Financial Times, a IKEA estará a ser investigada por uma possível evasão fiscal. Em causa estarão mil milhões de euros que não foram pagos, que a cadeia sueca poderá ter evitado através  de uma rede ilegal e complexa de empresas na Holanda, Luxemburgo e Liechtenstein.

Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência, disse que “grandes ou pequenas, multinacionais ou não, todas as empresas devem pagar os seus impostos”, referindo-se ao período entre 2009 e 2014, durante o qual a multinacional terá recebido vantagens fiscais injustas por parte da Holanda, segundo um relatório elaborado pelos Verdes do Parlamento Europeu.

Sob a lei da União Europeia, explica a BBC, os estados-membro não podem dar benefícios fiscais a multinacionais, que não estejam disponíveis para outras empresas. Por isso, a União Europeia vai investigar se a situação fiscal do Ikea viola regras europeias no que toca a ajudas e benefícios dados por países a empresas.

“A Comissão está preocupada que duas decisões fiscais holandesas tenham dado à IKEA uma vantagem injusta, comparativamente a outras empresas”, explicou Margrethe.

A cadeia sueca terá criado dois grupos separados, no meio de uma rede complexa de empresas, em que se movia dinheiro de um lado para o outro de uma forma cuja legalidade está agora a ser investigada.

Também sob investigação, neste momento, encontram-se a Mcdonald’s e uma empresa francesa, a Engie, o segundo maior grupo empresarial do mundo no ramo da energia.

A IKEA é a última a ser investigada pela Comissão Europeia nos últimos quatro anos. Processos semelhantes já levaram à recolha de vários milhares de milhões de euros em impostos junto de empresas como a Apple, a Starbucks, a Fiat e a Amazon.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já ontem era tarde!
    E é urgente ver o que se passa no Luxemburgo, para onde são desviados muitos dos impostos devidos em outros países da UE!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …