/

UE e EUA acordam contrato recorde de gás. “Esta guerra é um fracasso estratégico para Putin”

5

Julien Warnand / EPA

Joe Biden, EUA

Joe Biden, presidente dos EUA

Os EUA comprometem-se a entregar 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural líquido à União Europeia ainda este ano. Este compromisso foi anunciado, nesta sexta-feira, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que avisa que “esta guerra será um fracasso estratégico para Putin”.

Este acordo já tinha sido antecipado por um Conselheiro próximo de Joe Biden, presidente dos EUA, e é uma vitória comercial e política dos EUA sobre o eterno rival, a Rússia – além de ser muito vantajosa para a economia norte-americana.

Para a União Europeia (UE), “é um grande passo” no sentido da “redução de dependência energética face à Rússia“, como vinca Von der Leyen, salientando que isto “só pode ser alcançado com fornecimentos adicionais de gás”.

A UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros. A Alemanha, por exemplo, é um país que depende bastante do gás russo.

Os EUA comprometem-se, agora, a fornecer à UE mais de 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) ainda em 2022. Essa quantidade “substituirá o abastecimento de GNL que recebemos actualmente da Rússia”, diz a presidente da Comissão Europeia.

Von der Leyen destaca que é “uma mensagem poderosa para o mundo”, notando que dá lugar a uma “parceria transatlântica ainda mais forte, mais decidida e mais unida do que nunca”, entre a UE e os EUA.

“Estamos determinados a enfrentar a guerra brutal da Rússia”, alerta ainda Von der Leyen, com um recado para o presidente russo. “Esta guerra será um fracasso estratégico para Putin”, constata.

A presidente da Comissão Europeia acrescenta que a Europa ainda vai trabalhar no sentido de “garantir uma procura estável por GNL adicional dos EUA até pelo menos 2030″. “A nossa meta é de aproximadamente 50 mil milhões de metros cúbicos por ano”, refere Von der Leyen.

Rússia insiste no pagamento do gás russo em rublos

O Kremlin reforça que os países “hostis” com Moscovo, como a Bulgária, deverão pagar os fornecimentos de gás em rublos, e promete analisar “as preocupações da Sérvia” sobre esse tema.

A Bulgária deu passos hostis contra nós. Por isso, terá de [pagar] em rublos. No entanto, isto não se aplica à Sérvia. É um problema que vamos resolver”, refere o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov,  em conferência de imprensa.

As declarações do Kremlin ocorreram após o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, declarar que a decisão de Moscovo sobre a necessidade de efectuar o pagamento do gás em rublos implicaria muitos problemas para o seu país, que recebe o combustível através de território búlgaro.

O Kremlin recorda que se trata de uma situação “problemática”, mas promete resolvê-la de forma “prioritária”.

Em novembro passado, Vucic visitou Moscovo para se reunir com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a quem referiu que para Belgrado “é muito importante a questão do fornecimento de gás”.

Durante os primeiros 11 meses de 2021, o gigante dos hidrocarbonetos russo Gazprom forneceu à Sérvia mais 57% de gás em comparação com 2020.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. A América não dá ponto sem nó… Também as guerras não acontecem por acaso, ou por um estalar de dedos de uma só parte….

    • O Biden foi eleito para representar e proteger os interesses dos Americanos, não dos Europeus… Como se na Europa alguém desse ponto sem nó. De resto, a Europa só se tem a só própria a culpar por estar nesta situação. Tivesse feito da independência energética uma prioridade, em vez de andar a brincar com as renováveis, e não estaria agora nesta situação.

  2. Engraçado no meio disto tudo é que com o Trump até foi possível reunir com o maluco da Coreia do Norte. As relações com a Rússia até nem estavam más. O maluco do Trump fez o primeiro aviso que todos os países da NATO tinham que gastar anualmente a verba acordada de 2% do PIB. Engraçado…
    O Obama, com pele de cordeiro, também foi a Flint beber um copo de água contaminada, apenas para assegurar que estava boa, para total estupefação dos residentes locais que contavam com o seu apoio. Isto da política…Muitas vezes o que parece não é.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.