/

Decisão histórica. UE planeia acabar com a criação de animais em gaiolas

myna_bird / Flickr

A União Europeia (UE) que acabar com a criação de animais em gaiolas ou jaulas em todos os Estados-membros, após ter recebido uma petição pedindo o fim da prática, que reuniu mais de um milhão de assinaturas.

Segundo noticiou na quinta-feira a CNN, a Comissão Europeia está a delinear medidas para propor legislação que eliminará progressivamente – e, em última análise, proibirá – as gaiolas para animais de criação, incluindo coelhos, galinhas, codornizes, patos e gansos. Estas medidas podem ser propostas até 2023 e introduzidas até 2027.

“Os animais são seres sencientes e temos uma responsabilidade moral e social de garantir que as condições para os animais nas propriedades reflitam isso”, disse em comunicado Stella Kyriakides, comissária europeia para saúde e segurança alimentar.

“A Comissão Europeia tomou uma decisão histórica”, indicou Olga Kikou, chefe da UE na Compassion in World Farming. “Os cidadãos exigiram mudanças e a Comissão recebeu a mensagem”, “assumindo um compromisso inequívoco e visionário de eliminar as gaiolas. Manteremos o foco nas instituições europeias até que concretizem esta ambição”, frisou.

“Acabar com o uso de gaiolas é um grande passo para acabar com a pecuária industrial”, acrescentou a responsável.

O Eurogroup for Animals, um grupo sediado em Bruxelas, na Bélgica, indicou que essas mudanças afetarão mais de 300 milhões de animais de criação no continente.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.