Ucrânia vence Festival Eurovisão com crítica política à Rússia

Maja Suslin / EPA

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção "1944"

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”

A Ucrânia venceu este sábado a 61.ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”, interpretada em inglês por Jamala.

De conteúdo marcadamente político, e vista como uma provocação a Moscovo, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia por Josef Estaline, “1944” levou a melhor sobre a Austrália, convidada para esta edição do festival e apontada como favorita, que ficou na segunda posição.

Foi a segunda vitória da Ucrânia no Festival Eurovisão, depois de Ruslana ter vencido na Turquia a edição de 2004 com “Wild Dances”.

A Rússia, também considerada uma das grandes favoritas à vitória nesta edição do Festival, ficou em terceiro lugar com a canção “You Are The Only One”, interpretada por Sergey Lazarev.

“Para a Rússia, isto é muito importante, é como os Jogos Olímpicos da música. O público russo adora a Eurovisão. Todos os anos, as audiências sobem”, disse o cantor em entrevista à BBC.

O resultado final foi decidido em partes iguais pelo voto de júris profissionais e pelo televoto dos 42 países participantes. A Ucrânia obteve 534 votos, contra 511 da Austrália e 491 da Rússia.

A edição deste ano do festival, que se realizou na Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, na Suécia, não contou com a presença de Portugal.

A última participação portuguesa teve lugar em 2015, ano em que Leonor Andrade não foi além do 14º lugar na semi-final.

Os 26 finalistas deste ano foram compostos pelos 20 qualificados na primeira e segunda semifinal, realizada nos dias 10 e 12 de maio, e pelos seis países apurados automaticamente: os chamados “grandes 5” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião, Suécia.

A final do Festival foi pela primeira vez transmitida em directo no YouTube, no canal da Eurovisão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …