Ucrânia vence Festival Eurovisão com crítica política à Rússia

Maja Suslin / EPA

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção "1944"

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”

A Ucrânia venceu este sábado a 61.ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”, interpretada em inglês por Jamala.

De conteúdo marcadamente político, e vista como uma provocação a Moscovo, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia por Josef Estaline, “1944” levou a melhor sobre a Austrália, convidada para esta edição do festival e apontada como favorita, que ficou na segunda posição.

Foi a segunda vitória da Ucrânia no Festival Eurovisão, depois de Ruslana ter vencido na Turquia a edição de 2004 com “Wild Dances”.

A Rússia, também considerada uma das grandes favoritas à vitória nesta edição do Festival, ficou em terceiro lugar com a canção “You Are The Only One”, interpretada por Sergey Lazarev.

“Para a Rússia, isto é muito importante, é como os Jogos Olímpicos da música. O público russo adora a Eurovisão. Todos os anos, as audiências sobem”, disse o cantor em entrevista à BBC.

O resultado final foi decidido em partes iguais pelo voto de júris profissionais e pelo televoto dos 42 países participantes. A Ucrânia obteve 534 votos, contra 511 da Austrália e 491 da Rússia.

A edição deste ano do festival, que se realizou na Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, na Suécia, não contou com a presença de Portugal.

A última participação portuguesa teve lugar em 2015, ano em que Leonor Andrade não foi além do 14º lugar na semi-final.

Os 26 finalistas deste ano foram compostos pelos 20 qualificados na primeira e segunda semifinal, realizada nos dias 10 e 12 de maio, e pelos seis países apurados automaticamente: os chamados “grandes 5” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião, Suécia.

A final do Festival foi pela primeira vez transmitida em directo no YouTube, no canal da Eurovisão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …