Ucrânia prepara entrada em Kherson. Forças russas iniciam retirada de civis

3

Sergei Ilnitsky / EPA

Kherson é um dos quatro territórios anexados pela Rússia, juntamente com Zaporijia, Donetsk e Luhansk. 

A Rússia iniciou uma operação de retirada de civis da cidade de Kherson, depois de o governador russo nomeado para aquela província ter pedido aos habitantes que a abandonassem perante a iminência de uma contraofensiva da Ucrânia.

“Aconselhamos todas as pessoas que vivem em Kherson a deslocarem-se para outras regiões para se protegerem dos ataques de mísseis, se for essa a sua vontade”, alertou numa publicação feita no Telegram.

Dirigiu-se ainda aos responsáveis russos, a quem pediu que ajudassem a “organizar” a retirada da população. “Sabemos que a Rússia não abandona os seus”. Vladimir Saldo fez ainda saber que Kherson “tem sido atingida por um número cada vez maior de ataques”.

De Moscovo, veio a resposta do vice-primeiro-ministro russo, Marat Khusnullin. “O Governo tomou a decisão de organizar assistência para a partida de residentes para outras regiões. Proporcionaremos a todos alojamento gratuito e tudo o que for necessário”.

Estas movimentações já tinham sido antecipadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido no seu relatório diário sobre os desenvolvimentos da guerra. Tal como escreve o Expresso, Kherson é um dos quatro territórios anexados pela Rússia, juntamente com Zaporijia, Donetsk e Luhansk.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.