Ucrânia: festa techno enquanto restauram prédio (com colaboração portuguesa)

Alkis Konstantinidis / Reuters

Cenário invulgar, e inesperado, para uma festa com música que juntou mais de 200 pessoas junto a um prédio bombardeado.

A vida na Ucrânia não está como estava até ao dia 24 de Fevereiro de 2022.

No entanto, apesar de a guerra com a Rússia se prolongar (e não se prevê que termine em breve), há momentos em que os ucranianos tentam, no mínimo, divertir-se como antes.

Foi essa a intenção de mais de 200 pessoas que organizaram uma festa de música techno enquanto restauravam um prédio bombardeado.

Aconteceu em Yahidne, uma cidade muito próxima da fronteira com a Bielorrússia (e com a Rússia).

O canal Euronews relata que os ucranianos juntaram-se para recuperar o prédio mas, enquanto trabalharam, dançaram e divertiram-se.

Esta já é a oitava iniciativa deste grupo de jovens ucranianos, que têm organizado festas, com música de dança, para ajudar quem está a tentar recuperar o norte da Ucrânia.

“Viemos até aqui porque queríamos ajudar as pessoas que sobreviveram à ocupação russa”, explicou a voluntária Tatyana Byrianova.

A maioria dos voluntários tem entre 20 e 40 anos e veio da capital Kiev, ou de Lviv. No entanto, também há voluntários que viajaram de Portugal, Estados Unidos da América ou Alemanha.

“Em Kiev foi normal mas aqui foi mesmo horrível. As pessoas deixaram as suas casas, as suas casas foram destruídas, muitas casas ficaram mesmo em ruínas. Queríamos ajudar estas pessoas a reconstruir, a reparar as suas casas e a limpar o território”, continuou Tatyana.

“Este era o nosso estilo de vida, as raves. Temos saudades e queremos voltar à vida normal – mas agora a nossa vida normal é sermos voluntários”, finalizou a jovem ucraniana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.