United 24

Composição fotográfica com os modelos de robôs de combate que a Ucrânia está a usar
Kiev está a acelerar o desenvolvimento e a produção de novos robôs de combate terrestre para substituir os seus soldados humanos na linha da frente — e continuar a fazer frente aos invasores russos.
O diretor do departamento de aprovisionamento do Ministério da Defesa ucraniano, Hlib Kanevsky, afirmou que vão ser colocados nas linhas da frente até ao fim do ano 15 000 novos robots de combate terrestre.
Há muito que a Ucrânia utiliza armas autónomas avançadas para substituir os soldados humanos no campo de batalha, mas o recente anúncio significa um aumento dramático tanto da sua produção como da sua utilização na guerra, nota o El Confidencial.
O conflito que eclodiu na Ucrânia há três anos, com a invasão russa, mostrou que a utilização de robots de combate terrestre é fundamental para a guerra moderna.
Kiev tem vindo a utilizá-los frequentemente nas suas operações militares para reconhecimento, eliminação de bombas, transporte de abastecimentos, evacuação de vítimas, ataques kamikaze e apoio tático com drones.
Há exatamente um ano, aconteceu a primeira batalha militar de robôs da história: robots terrestres não tripulados russos entraram em combate armados com os seus lançadores de granadas e minas anti-tanque, e a Ucrânia respondeu com ataques de drones “kamikaze”.
O Ministério da Defesa ucraniano aumentou recentemente o investimento nestes sistemas robóticos, com um orçamento que deverá atingir 150 milhões de dólares até ao primeiro trimestre de 2025.
“Ao contrário do inimigo, a chave da Ucrânia é o seu povo. A tecnologia, em particular os veículos terrestres não tripulados, permite minimizar o envolvimento humano no campo de batalha, preservando a vida e a saúde dos soldados ucranianos”, explicou na altura ao The Telegraph Nataliia Kushnerska, diretora de operações da Brave 1, a plataforma de inovações de defesa do governo ucraniano.
“Estamos confiantes de que os veículos terrestres não tripulados se tornarão a próxima revolução na guerra, tal como os drones já o foram”, acrescentou Kushnerska. “É a nossa resposta assimétrica à vantagem numérica do inimigo”.
Parte da solução para estes problemas residirá no avanço da inteligência artificial, que pode aumentar a autonomia destes dispositivos e reduzir a dependência do controlo humano. Além disso, os engenheiros ucranianos já estão a trabalhar para melhorar a estabilidade, a capacidade de carga útil e a precisão dos seus robôs.
Estão também a tentar desenvolver redes de comunicação mais seguras, como novos sistemas de Internet por satélite, que não estejam sob o controlo de Elon Musk e dos caprichos geopolíticos dos EUA, e sistemas de encriptação avançados.
Os robots terrestres da Ucrânia
Recentemente, o Kiev Post enumerou as tecnologias militares avançadas que a Ucrânia tem vindo a utilizar nos últimos meses:
Módulo de combate Tavria (2 de novembro de 2024): uma torre de controlo remoto equipada com duas metralhadoras, incluindo uma arma de grande calibre. Dispõe de um sistema de disparo automatizado que pode localizar e atingir alvos móveis de dia e de noite.
Módulo de combate pilotado remotamente Wolly (21 de dezembro de 2024): um módulo leve e de longo alcance que pode ser transportado por um único soldado.
Sistema logístico Zmiy (30 de janeiro de 2025): robô terrestre com proteção balística e antiminas, concebido para missões de logística e evacuação.
Sistema aéreo não tripulado Hromylo ( 31 de janeiro de 2025): sistema aéreo não tripulado capaz de atacar o pessoal inimigo, o equipamento militar e os abrigos no terreno.
Sistema robótico terrestre Himli (4 de fevereiro de 2025): sistema robótico concebido para evacuação, transporte de tropas e entrega de munições.
Sistema robótico terrestre Lyut (18 de março de 2025): recebeu recentemente luz verde para ser utilizado na linha da frente e possui uma capacidade de manobra e poder de fogo avançados.
As forças armadas da Ucrânia parecem assim estar a preparar-se a passo acelerado para a Guerra do Futuro — que não vai ser travada por soldados.
Guerra na Ucrânia
-
5 Abril, 2025 Ucrânia está a criar exercito de 15 mil soldados robô para travar as forças terrestres russas
E o pai natal, vai substituir o trenó, por uma Lambreta elétrica de cinco rodas.