“Ucrânia chega à Crimeia em dezembro e guerra termina na primavera”

7

Roman Pilipey / EPA

Volodymyr Havrylov, adjunto do ministro ucraniano da Defesa, acredita que a Crimeia pode ser libertada em dezembro e a guerra terminar até à primavera.

“Existe um fenómeno chamado cisne negro, um evento imprevisto, que ninguém espera. Acho que a Rússia pode enfrentar um cisne negro dentro do país, dentro da Rússia, e pode contribuir para o nosso sucesso na Crimeia. Há também opções militares, com algum tipo de combinação de forças, recursos e algo mais. Podemos entrar na Crimeia, por exemplo, até ao final de dezembro. É possível? É possível. Não está excluído que assim seja”, disse o major-general na reserva à Sky News.

Para Havrylov, o “cisne negro” seria a queda do Presidente da Rússia, Vladimir Putin. “Desaparecer fisicamente ou politicamente”, explicou, acrescentando que esse desaparecimento poderia estar ligado a questões no seu círculo interno, ao descontentamento da população russa ou a uma mistura de vários fatores.

O responsável disse ainda que Kiev negociará com a Rússia quando esta sair dos territórios ocupados, Crimeia incluída. “Há uma decisão dentro da sociedade ucraniana de que iremos até o fim (…) As pessoas pagaram com muito sangue, com muito esforço o que já conseguimos”, referiu.

Havrylov considera que uma pausa no conflito dará vantagem à Rússia, que poderia reordenar as tropas e atacar a Ucrânia com mais força. “É por isso que não temos o direito de parar. Temos de avançar”, sublinhou.

“Sinto que no final da primavera esta guerra terminará”, apontou, afirmando, contudo, que é necessário estar preparado para diferentes cenários, inclusive para uma guerra longa.

Taísa Pagno //

7 Comments

  1. No próximo ano quero fazer férias na Crimeia, por isso agradeço que corram com os porcos daí para fora o mais depressa possível, se faz favor!

  2. Serem possível as férias do camarada Vela Zeppelin na Crimeia ou até mesmo em Moscove ou São Petersburge. Da forma como os russes estarem a fugir é provável que acabem apenas por parar em Lavrentiya.

    • Os Ucranianos não querem o terreno dos outros. só querem o que é deles. Não confunda os países e as mentalidades. Os russos invadiram os vizinhos e apoderaram-se das terras deles, não o contrário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.