Ucrânia impõe duas condições para negociar paz com Rússia

8

Roman Pilipey / EPA

Ministro dos Negócios Estrangeiros apresentou a lista resumida. Entretanto, a Ucrânia dá sinais de que consegue atacar “profundamente” na Rússia.

Volodymyr Zelenskyy reforçou que não está disponível para assinar acordo de paz com Vladimir Putin.

“Assinar algo com esses terroristas não traz a paz”, disse o presidente da Ucrânia há apenas dois dias, recordando o Memorando de Budapeste de 1994, no qual a Ucrânia renunciou a ficar com armas nucleares da extinta União Soviética em troca de o Estado russo respeitar a soberania e o território da Ucrânia.

Nesta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, admitiu que pode haver negociações com a Rússia rumo à paz.

Mas com duas condições: “Moscovo tem de abandonar os seus planos de guerra e tem de retirar todas as forças do território ucraniano”.

Nesta entrevista ao canal NDTV, da Índia, o ministro sugeriu precisamente que o Governo indiano ajude o Governo russo a mudar a sua postura sobre a guerra na Ucrânia.

“Atacar profundamente a Rússia”

Entretanto, a Ucrânia dá sinais de que tem capacidade atacar “profundamente” na Rússia, escreve a agência Reuters, também nesta quarta-feira.

Os ataques recentes a três aeródromos russos são exemplos recentes que uma “aparente nova capacidade de penetrar centenas de quilómetros na Rússia com ataques a duas bases aéreas”.

A Ucrânia nunca reconhece que é a responsável pelos ataques na Rússia. Mas a verdade é que as próprias autoridades russas anunciaram que, nesta segunda-feira, foram atacados por drones a centenas de quilómetros da Ucrânia.

O ataque mais recente aconteceu em Engels – e Engels fica a quase 800 quilómetros do ponto ucraniano mais próximo, na região de Dibrova.

Moscovo considera que os ataques ucranianos, embora tenham atingido alvos militares, são actos de “terrorismo“.

Da parte dos EUA, o secretário de Estado Antony Blinken assegura que Washington nunca encorajou os ucranianos a atacar em território russo.

  ZAP //

8 Comments

  1. Eu queria que a Rússia deve para com essa guerra e proteger a natureza e o nosso planeta,se Rússia e Estados Unidos, união europeia gastarem todo esse dinheiro que foi gasto na guerra fossem gastos para proteger a natureza e atmosfera, nós agora estaremos muito melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.