Ucrânia 0 – 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C.

Um golo de Christoph Baumgartner, aos 21 minutos, selou o triunfo dos austríacos, que haviam sido eliminados na fase de grupos nas duas primeiras participações, tal como a Ucrânia, que ficou no terceiro lugar e corre o risco de somar a terceira.

Os Países Baixos, que venceram a Macedónia do Norte por 3-0, com um tento de Memphis Depay (24 minutos) e dois de Georginio Wijnaldum (51 e 58), somaram o pleno de nove pontos, contra seis da Áustria, três da Ucrânia e nenhum dos ex-jugoslavos.

Avalanche austríaca na primeira parte

A Áustria está nos oitavos-de-final do EURO2020, onde vai medir forças com a Itália, depois de uma vitória que teve tanto de surpreendente como de justa frente a uma Ucrânia a quem o empate chegava para ficar no segundo lugar do Grupo C, mas que assim corre sérios riscos de sem ser sequer uma das melhores terceiras.

Após pontapé de canto batido por David Alaba, Christoph Baumgartner marcou a meio da primeira parte (pouco antes de sair lesionado) o único golo da partida, tornando-se no jogador mais novo a marcar no torneio até agora e, ao mesmo tempo, no mais jovem de sempre a marcar pela Áustria em fases finais de Campeonatos da Europa.

A precisar de ganhar para superar a Ucrânia na corrida ao segundo lugar do grupo, a Áustria entrou com tudo nuns primeiros 45 minutos em que foi verdadeiramente avassaladora e chegou ao (merecido) golo aos 21 minutos, na sequência daquele era já o seu quinto pontapé de canto no encontro (terminaria a primeira parte com oito).

Ao todo, no primeiro tempo os austríacos fizeram 13 remates (três no alvo), tiveram nada mais, nada menos do que 21 acções na área contrária e só não marcaram de novo porque Arnautović falhou um golo cantado à beira do intervalo. A Ucrânia, ainda assim, podia ter empatado no único remate que fez à baliza na etapa inicial.

Desta feita a começar o jogo não no centro da defesa mas como ala-esquerdo, David Alaba esteve em destaque no primeiro tempo, mas o segundo começou com a Ucrânia, como tinha de ser, a reagir e a tentar empurrar a Áustria para trás.

Os ucranianos equilibraram o tempo de posse de bola, mas mostravam dificuldades em visar a baliza contrária, não conseguindo sequer efectuar qualquer remate no alvo nos segundos 45 minutos.

Melhor em campo

Em destaque no ataque, mas também a defender, Xaver Schlager terminou o encontro com um GoalPoint Rating de 7.1, dando seguimento às boas exibições que protagonizou ao longo da época no Wolfsburgo.

Ajudou na frente com três passes para finalização e três dribles bem sucedidos em quatro tentados, contribuiu atrás com seis recuperações de posse e quatro desarmes.

Destaques da Ucrânia

Georgiy Bushchan 6.3 – Prova de que a Ucrânia fez muito menos do que aquilo que se esperava, o seu guarda-redes acabou por ser quem melhor rating logrou. Três defesas, duas das quais a remates já dentro da sua área, e uma saída pelo ar eficaz mantiveram a esperança da sua equipa em sonhar até ao fim com um empate que valeria o apuramento.

Mykola Matvienko 6.1 – O defesa-central de 25 anos do Shakhtar Donetsk foi quem mais alívios conseguiu no jogo (seis), tendo ainda bloqueado dois remates e efectuado duas intercepções e dois desarmes. Foi o jogador com mais acções com bola em todo o jogo (90).

Destaques da Áustria

Aleksandar Dragović 6.4 – O central do Bayer Leverkusen foi o patrão da defesa austríaca nos momentos de alguma pressão por parte da Ucrânia, com cinco alívios e duas intercepções, aos quais somou ainda seis recuperações de bola. Teve ainda tempo para ir lá à frente e cabecear com perigo na sequência de um pontapé de canto.

David Alaba 6.4 – Após ter começado as duas primeiras jornadas a jogar no centro da defesa, desta feita o futuro jogador do Real Madrid jogou pela esquerda e mostrou as suas qualidades, fazendo a assistência para o único golo da partida na marcação de um canto e totalizando quatro passes para finalização e um total de cinco cruzamentos.

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Três selecções apuradas para o Mundial 2022 (mas Will Grigg não vai ao Qatar)

Qatar e Alemanha já estavam qualificadas e a Dinamarca completou o trio. Irlanda do Norte está fora destas contas. A Dinamarca já assegurou a qualificação para a fase final do Mundial 2022. A confirmação - do …

Santuário de Fátima repleto na primeira peregrinação sem restrições

A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje termina, está a decorrer "dentro da normalidade" e sem registo de incidentes, informou a GNR. Esta é a primeira que se realiza sem restrições …

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica. A informação …

Papa aprova milagre e abre caminho à beatificação de João Paulo I

O Papa Francisco autorizou esta quarta-feira a promulgação do decreto relativo ao milagre atribuído a João Paulo I (Albino Luciani), nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d'Agordo, Itália) …

Pedro Nuno defende que OE2022 é "talvez o melhor" - e "seria muito mau se não fosse aprovado"

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2022 é "talvez o melhor" deste Governo e "seria muito mau para o país se não …

Exames de acesso ao ensino superior podem ser usados durante quatro anos

Os exames nacionais vão poder ser utilizados na candidatura ao acesso ao ensino superior durante quatro anos após a sua realização, sendo que os alunos que optem por repetir as provas podem escolher a melhor …

I Liga: Sporting em desvantagem durante... 2% do tempo jogado

Benfica e FC Porto jogam mais tempo a ganhar, no que se disputou até agora no campeonato. Arouca no fundo, embora não esteja no último lugar da classificação. A pausa habitual para jogos entre selecções nacionais …

Costa pede estabilidade e diz que "a política é como o futebol, em equipa que ganha não se deve mexer”

O primeiro-ministro, António Costa, destacou esta quarta-feira a importância da estabilidade económica e financeira do país na atração de investimento estrangeiro e frisou, em Sines, a necessidade de dar continuidade às políticas que a têm …

Portugal regista mais 828 casos e nove mortes. Incidência e transmissibilidade sobem

Portugal regista hoje mais 828 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, nove mortes associadas à covid-19 e uma nova redução no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o boletim …

Igreja Católica portuguesa pode ser submetida a investigação sobre pedofilia, admite bispo de Fátima

Bispo de Leiria-Fátima afirmou que a Igreja não pode ter uma "atitude de contemplação" e disse mão ter conhecimentos de casos do género no passado. À semelhança do que aconteceu em França, também a Igreja Católica …