Uber vai exigir uso de máscaras (e motoristas vão ter de tirar uma fotografia para o provar)

Os motoristas da Uber vão ter de tirar uma fotografia antes de cada serviço a comprovar o uso de máscara, que também será obrigatória para os passageiros.

Numa reunião digital com jornalistas, a empresa liderada por Dara Khosrowshahi indicou que as novas medidas de proteção contra a covid-19 serão obrigatórias em quase todos os seus mercados: Estados Unidos, Europa, México, Canadá e grande parte da América Latina e Ásia.

A Uber já tinha recomendado o uso de máscara aos seus motoristas, mas agora vai mais longe e obriga-os a tirar uma fotografia com o equipamento colocado, devendo a mesma ser partilhada na aplicação antes da entrada de passageiros no veículo.

Quanto aos utilizadores da plataforma, não estão obrigados a tirar uma fotografia, mas devem usar máscara, sem a qual a Uber recomendou aos seus motoristas o cancelamento das viagens.

A empresa sediada em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, também recomendou que as janelas dos veículos sejam mantidas abertas durante as viagens para melhorar a circulação de ar, limitando a três o número de passageiros que podem andar em cada veículo, todos no banco traseiro.

A Uber anunciou na semana passada perdas de 2.946 milhões de dólares (cerca de 2.720 milhões de euros) entre janeiro e março, coincidindo com o início da pandemia global da covid-19, um número três vezes maior do que os 1.016 milhões (930 milhões de euros) que perdeu no mesmo período do ano passado.

Naquela ocasião, e apesar dos fracos resultados, Khosrowshahi enviou uma mensagem otimista, assegurando que, depois de “atingir o fundo do poço” em meados de abril, as contas da Uber estavam a recuperar, pouco a pouco, nas últimas semanas e que, embora lhe parecesse óbvio não ser possível tornar a empresa lucrativa em 2020, o atraso seria uma questão de “trimestres, mas não anos”.

Nesse mesmo dia, a empresa anunciou a emissão de 750 milhões de dólares (692 milhões de euros) em títulos de dívida para “possíveis aquisições e transações estratégicas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …