Uber perde licença em Londres. 500 mil assinam petição para a ter de volta

A Uber perdeu a sua licença para operar em Londres por não apresentar medidas de segurança suficientes, anunciou esta sexta-feira o órgão regulador do transporte da capital britânica. Petição de apoio à Uber reuniu já meio milhão de assinaturas.

O órgão regulador dos transportes londrinos, Transport for London (TfL), decidiu não renovar a licença UBER, que expira no dia 30 de setembro, ao concluir que a empresa de transporte, “não reúne os requisitos” necessários para operar na cidade, devido a questões de “segurança”.

O órgão questiona os controlos da Uber, gerido através de uma aplicação para smartphone, sobre os seus motoristas, bem como a sua atitude em relação a possíveis delitos graves.

O autarca de Londres, Sadiq Khan, apoiou a decisão do TfL, organismo a que preside, e declarou que “seria errado continuar a emitir uma licença à Uber se isso pode representar um risco para a segurança dos londrinos”.

Quero que Londres esteja à frente da inovação e da tecnologia e que seja um lar natural para novas empresas que proporcionam serviços melhores e mais acessíveis aos cidadãos”, afirmou, “mas todas as empresas devem respeitar as normas e os padrões vigentes, especialmente no que se refere à segurança dos clientes”, acrescentou.

O presidente da comissão parlamentar sobre táxis, Wes Streeting, elogiou “a corajosa decisão” do TfL e lembrou que a empresa já foi proibida em outras cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Streeting destacou que a Uber, cujos motoristas são autónomos, não denunciou supostos crimes de violação e abuso sexual a passageiros e foi, além disso, processada por funcionários por não garantir os direitos laborais mais básicos.

Por sua vez, o director da empresa em Londres, Tom Elvidge, argumenta que ao proibir a operação da UBER, “o TfL e o autarca cederam a um pequeno número de pessoas que querem restringir a oferta para o consumidor“.

“Se a decisão se mantiver, 40 mil motoristas com licença ficarão sem emprego e os londrinos ficarão privados de um meio de transporte cómodo e acessível”, defendeu Elvidge.

Entretanto, em pouco mais de 20 horas, uma petição lançada pela Uber com o título “Save your Uber” (Salva o teu Uber) reuniu já mais de 500 mil assinaturas de pessoas que exigem que o TfL revogue a decisão de não renovar a licença de operação da empresa norte-americana em Londres.

Pelas 13 horas deste sábado, eram já 509.689 as pessoas que tinham assinado a petição, disponível online na plataforma Change.org.

ZAP // EFE / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …