/

Uber perde licença em Londres. 500 mil assinam petição para a ter de volta

A Uber perdeu a sua licença para operar em Londres por não apresentar medidas de segurança suficientes, anunciou esta sexta-feira o órgão regulador do transporte da capital britânica. Petição de apoio à Uber reuniu já meio milhão de assinaturas.

O órgão regulador dos transportes londrinos, Transport for London (TfL), decidiu não renovar a licença UBER, que expira no dia 30 de setembro, ao concluir que a empresa de transporte, “não reúne os requisitos” necessários para operar na cidade, devido a questões de “segurança”.

O órgão questiona os controlos da Uber, gerido através de uma aplicação para smartphone, sobre os seus motoristas, bem como a sua atitude em relação a possíveis delitos graves.

O autarca de Londres, Sadiq Khan, apoiou a decisão do TfL, organismo a que preside, e declarou que “seria errado continuar a emitir uma licença à Uber se isso pode representar um risco para a segurança dos londrinos”.

Quero que Londres esteja à frente da inovação e da tecnologia e que seja um lar natural para novas empresas que proporcionam serviços melhores e mais acessíveis aos cidadãos”, afirmou, “mas todas as empresas devem respeitar as normas e os padrões vigentes, especialmente no que se refere à segurança dos clientes”, acrescentou.

O presidente da comissão parlamentar sobre táxis, Wes Streeting, elogiou “a corajosa decisão” do TfL e lembrou que a empresa já foi proibida em outras cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Streeting destacou que a Uber, cujos motoristas são autónomos, não denunciou supostos crimes de violação e abuso sexual a passageiros e foi, além disso, processada por funcionários por não garantir os direitos laborais mais básicos.

Por sua vez, o director da empresa em Londres, Tom Elvidge, argumenta que ao proibir a operação da UBER, “o TfL e o autarca cederam a um pequeno número de pessoas que querem restringir a oferta para o consumidor“.

“Se a decisão se mantiver, 40 mil motoristas com licença ficarão sem emprego e os londrinos ficarão privados de um meio de transporte cómodo e acessível”, defendeu Elvidge.

Entretanto, em pouco mais de 20 horas, uma petição lançada pela Uber com o título “Save your Uber” (Salva o teu Uber) reuniu já mais de 500 mil assinaturas de pessoas que exigem que o TfL revogue a decisão de não renovar a licença de operação da empresa norte-americana em Londres.

Pelas 13 horas deste sábado, eram já 509.689 as pessoas que tinham assinado a petição, disponível online na plataforma Change.org.

ZAP // EFE / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.