Uber junta-se à NASA para lançar serviço de viagens aéreas urbanas em Los Angeles em 2020

Miguel A. Lopes / Lusa

A plataforma de transporte Uber anunciou esta quarta-feira na Web Summit que em 2020 vai começar a realizar testes do serviço de viagens aéreas urbanas, que irá chamar uberAIR, na cidade americana de Los Angeles.

O novo serviço foi apresentado esta quarta-feira com grande expectativa na Web Summit, onde o responsável de produto da Uber, Jeff Holden, mostrou o design dos aparelhos que vão oferecer estes percursos, muito similares aos helicópteros mas totalmente elétricos e mais silenciosos.

O uberAIR vai ser testados em Los Angeles, a segunda área urbana mais povoada dos Estados Unidos, lembrou Holden, que apontou que o preço do trajeto será similar ao do atual serviço UberX.

A uberAIR, explicou, está pensado principalmente para partilhar viagens, como já acontece na modalidade UberPOOL, e contará para isso com cabines com capacidade para quatro passageiros.

É o princípio do fim dos automóveis individuais“, sustentou Holden, que considerou que no futuro só se vão comprar automóveis pessoais “por questões de hobby”.

A Uber manteve já contactos com grandes empresas que podem investir neste modelo de negócio, não só para desenvolver as aeronaves mas para dispor de zonas que exerçam de heliportos.

Além disso, conseguiu um acordo com a NASA para o desenvolvimento da Gestão do Espaço Aéreo não Tripulado (UTM, em inglês) e dos Sistemas Aéreos não Tripulados (UAS).

Esta parceria, explica a empresa, “vai facilitar operações seguras e eficientes de UAS a baixa altitude” e “contribui para que a companhia possa operar os primeiros voos da uberAIR”.

“Trata-se da primeira parceria da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede de mobilidade aérea ao nível global”, acrescentou a empresa.

A apresentação, uma das mais aplaudidas da Web Summit, incluiu alguns dados básicos que justificam, de acordo com a companhia, esta aposta, além da sempre sugestiva ideia de conseguir pôr em marcha os “veículos voadores”.

Entre os dados figura o facto de que “mais de metade da população mundial vive em cidades”, e que quando há muita população, como na Cidade do México, por exemplo, um motorista passa anualmente cerca de cinco semanas de trabalho dentro do veículo devido a engarrafamentos e trânsito lento.

A Uber, com presença em mais de 600 cidades e com perto de 65 milhões de utilizadores por mês, resumiu num vídeo a sua visão de futuro: uma mulher que, através da aplicação, reserva um UberAir e entra neste desde o terraço de um arranha-céus para evitar o engarrafamento da estrada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …