A plataforma de transporte Uber anunciou esta quarta-feira na Web Summit que em 2020 vai começar a realizar testes do serviço de viagens aéreas urbanas, que irá chamar uberAIR, na cidade americana de Los Angeles.
O novo serviço foi apresentado esta quarta-feira com grande expectativa na Web Summit, onde o responsável de produto da Uber, Jeff Holden, mostrou o design dos aparelhos que vão oferecer estes percursos, muito similares aos helicópteros mas totalmente elétricos e mais silenciosos.
O uberAIR vai ser testados em Los Angeles, a segunda área urbana mais povoada dos Estados Unidos, lembrou Holden, que apontou que o preço do trajeto será similar ao do atual serviço UberX.
A uberAIR, explicou, está pensado principalmente para partilhar viagens, como já acontece na modalidade UberPOOL, e contará para isso com cabines com capacidade para quatro passageiros.
“É o princípio do fim dos automóveis individuais“, sustentou Holden, que considerou que no futuro só se vão comprar automóveis pessoais “por questões de hobby”.
A Uber manteve já contactos com grandes empresas que podem investir neste modelo de negócio, não só para desenvolver as aeronaves mas para dispor de zonas que exerçam de heliportos.
Além disso, conseguiu um acordo com a NASA para o desenvolvimento da Gestão do Espaço Aéreo não Tripulado (UTM, em inglês) e dos Sistemas Aéreos não Tripulados (UAS).
Esta parceria, explica a empresa, “vai facilitar operações seguras e eficientes de UAS a baixa altitude” e “contribui para que a companhia possa operar os primeiros voos da uberAIR”.
“Trata-se da primeira parceria da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede de mobilidade aérea ao nível global”, acrescentou a empresa.
A apresentação, uma das mais aplaudidas da Web Summit, incluiu alguns dados básicos que justificam, de acordo com a companhia, esta aposta, além da sempre sugestiva ideia de conseguir pôr em marcha os “veículos voadores”.
Entre os dados figura o facto de que “mais de metade da população mundial vive em cidades”, e que quando há muita população, como na Cidade do México, por exemplo, um motorista passa anualmente cerca de cinco semanas de trabalho dentro do veículo devido a engarrafamentos e trânsito lento.
A Uber, com presença em mais de 600 cidades e com perto de 65 milhões de utilizadores por mês, resumiu num vídeo a sua visão de futuro: uma mulher que, através da aplicação, reserva um UberAir e entra neste desde o terraço de um arranha-céus para evitar o engarrafamento da estrada.
ZAP // Lusa