TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais à semelhança daquele que é o estilo da SIC Notícias do que o da CMTV. 

“Vamos ser o único canal em termos físicos na cidade do Porto. Mas prefiro olhá-lo como Norte, e não apenas como Porto, porque é preciso olhar para o que está para cima e um bocado para baixo”, disse Nuno Santos ao jornal, depois de revelar que foi o próprio a ir buscar o jornalista João Fernando Ramos à RTP, que assumirá o projeto a Norte.

“Fica responsável pela criação de conteúdos a Norte, ligação com as universidades, fundações. Há muitas vozes do Norte e Centro arredadas da televisão porque somos um país com uma visão muito centralista. Vai ser um centro apenas de informação, um pequeno estúdio”, disse, sem avançar mais detalhes sobre este projeto.

Na mesma entrevista, publicada esta sexta-feira, o diretor-geral da TVI diz ainda que a Informação da TVI vai sofrer alterações nos próximos tempos.

“A informação da TVI tem uma marca que deve preservar de diferença, irreverência e proximidade; e precisamos restabelecer e sedimentar uma relação de confiança com os espectadores”, começou por explicar.

“Num primeiro momento, vamos trabalhar as faixas das 13h e 20h da TVI, relançando a imagem do jornal e agregando reportagem e investigação; e, num segundo, materializar uma nova estratégia para a TVI24. Vamos intensificar a oferta digital, produzindo conteúdos dedicados”, continuou.

Questionado sobre se olha para a remodelação informativa mais à semelhança da SIC Notícias ou da CMTV, Nuno Santos admite olhar mais para o canal de Paço de Arcos.

“Olho para o que deve ser a TVI 24, mas olho mais para a SIC Notícias. Se a pergunta é se somos um canal de notícias ou de matriz mais tablóide, eu diria informativa. Ser rápido, bom, chegar lá primeiro e enquadrar é a demanda de um canal de notícias”.

Nuno Santos falou ainda de Cristina Ferreira, que abandonou recentemente a SIC para voltar à TVI, pondo fim ao seu contrato de forma unilateral.

Dizendo não temer o poder da marca da apresentadora e garantindo que o facto de esta ser também administradora não vai interferir com a hierarquia no canal – “A TVI não vai ter dois diretores” -, Nuno Santos revelou, sem adiantar muitos detalhes, que a comunicadora terá uma presença marcante no ecrã já em setembro.

“A Cristina vai ter uma presença marcante no ecrã em dois momentos: uma primeira vaga já a partir de Setembro e uma segunda em 2021. O que são estas vagas… falaremos a seu tempo. Seria muito pouco inteligente ter aqui a Cristina e ela não ser uma força motriz da nossa oferta de conteúdos”, afirmou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos mantêm-se como estão

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …