TV russa usa ‘Xixi e Cocó’ como símbolo de ‘decadência ocidental’

Xixi e Cocó, Biss och Kajs, programa infantil da TV Sueca (foto: SVT)

Xixi e Cocó, Biss och Kajs, programa infantil da TV Sueca (foto: SVT)

Como parte da sua ofensiva de propaganda para criticar os simpatizantes da integração da Ucrânia na União Europeia, a TV estatal da Rússia recorreu a uma estratégia insólita: usou imagens de um programa de TV sueco dedicado a ajudar crianças a entender como funciona o corpo humano.

Numa reportagem sobre as manifestações em Kiev de apoio à integração da Ucrânia na U.E., no passado dia 1 dezembro, os telespectadores da TV estatal russa Rossiya 1 foram surpreendidos com excertos de um programa infantil da Suécia, Biss och Kajs (“Xixi e Cocô”, em tradução livre).

Segundo o apresentador da Rossiya 1, Dmitriy Kiselev, as imagens exemplificam o tipo de “decadência ocidental” que afectará a Ucrânia caso o país decida tornar-se membro da União Europeia e afastar-se da influência da Rússia.

O programa infantil, veiculado pela TV estatal sueca SVT, ensina as diferentes funções do corpo às crianças com a ajuda dos protagonistas, “Xixi” e “Cocô”.

As explicações fisiológicas são normalmente animadas com números musicais da “Orquestra do Traseiro” (nádegas vestidas com chapéus, óculos e gravatas) e outro personagem, que Kiselev chamou de “genitália que canta”.

Biss och Kajs é um programa muito popular entre outros motivos porque aborda de maneira bem-humorada as diversas funções do corpo a crianças pequenas. Nesse sentido, considero muito estranho o uso das imagens pela TV russa; elas foram tiradas completamente de contexto”, afirmou à BBC Kristina Colliander, directora de programação infantil da TV estatal sueca.

Para justificar o uso das imagens, Kiselev alegou que na Suécia “tem havido um forte aumento no número de abortos por menores de idade, a prática sexual é precoce – começa aos nove anos de idade – e não surpreende que a impotência sexual entre meninos comece aos 12 anos. Aí estão os valores europeus em toda a sua glória”.

O apresentador russo ficou famoso nos últimos meses pelas suas declarações homofóbicas e por constantes comparações dos “inimigos da Rússia” a nazis.

Kiselev é também um dos muitos apresentadores da Rossiya 1 que frequentemente sugerem que, se a Ucrânia optar por se aliar ao Ocidente, o país passaria a fazer parte de uma espécie de “Eurosodoma” (em alusão às cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas, segundo o relato bíblico, devido à prática de actos imorais).

Na sua conta pessoal do Facebook, a crítica de TV Arina Borodina descreveu as análises semanais de Kiselev como “fluxos esquizofrénicos de consciência”.

No Twitter, os utilizadores ironizaram sobre as declarações de Kiselev, com tweets como “Kiselev está a falar de urina, cocó e genitália. Estou sem palavras“, “Kiselev está sob hipnose?” ou “Dmitriy está sob o efeito de drogas“.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …