TV russa usa ‘Xixi e Cocó’ como símbolo de ‘decadência ocidental’

Xixi e Cocó, Biss och Kajs, programa infantil da TV Sueca (foto: SVT)

Xixi e Cocó, Biss och Kajs, programa infantil da TV Sueca (foto: SVT)

Como parte da sua ofensiva de propaganda para criticar os simpatizantes da integração da Ucrânia na União Europeia, a TV estatal da Rússia recorreu a uma estratégia insólita: usou imagens de um programa de TV sueco dedicado a ajudar crianças a entender como funciona o corpo humano.

Numa reportagem sobre as manifestações em Kiev de apoio à integração da Ucrânia na U.E., no passado dia 1 dezembro, os telespectadores da TV estatal russa Rossiya 1 foram surpreendidos com excertos de um programa infantil da Suécia, Biss och Kajs (“Xixi e Cocô”, em tradução livre).

Segundo o apresentador da Rossiya 1, Dmitriy Kiselev, as imagens exemplificam o tipo de “decadência ocidental” que afectará a Ucrânia caso o país decida tornar-se membro da União Europeia e afastar-se da influência da Rússia.

O programa infantil, veiculado pela TV estatal sueca SVT, ensina as diferentes funções do corpo às crianças com a ajuda dos protagonistas, “Xixi” e “Cocô”.

As explicações fisiológicas são normalmente animadas com números musicais da “Orquestra do Traseiro” (nádegas vestidas com chapéus, óculos e gravatas) e outro personagem, que Kiselev chamou de “genitália que canta”.

Biss och Kajs é um programa muito popular entre outros motivos porque aborda de maneira bem-humorada as diversas funções do corpo a crianças pequenas. Nesse sentido, considero muito estranho o uso das imagens pela TV russa; elas foram tiradas completamente de contexto”, afirmou à BBC Kristina Colliander, directora de programação infantil da TV estatal sueca.

Para justificar o uso das imagens, Kiselev alegou que na Suécia “tem havido um forte aumento no número de abortos por menores de idade, a prática sexual é precoce – começa aos nove anos de idade – e não surpreende que a impotência sexual entre meninos comece aos 12 anos. Aí estão os valores europeus em toda a sua glória”.

O apresentador russo ficou famoso nos últimos meses pelas suas declarações homofóbicas e por constantes comparações dos “inimigos da Rússia” a nazis.

Kiselev é também um dos muitos apresentadores da Rossiya 1 que frequentemente sugerem que, se a Ucrânia optar por se aliar ao Ocidente, o país passaria a fazer parte de uma espécie de “Eurosodoma” (em alusão às cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas, segundo o relato bíblico, devido à prática de actos imorais).

Na sua conta pessoal do Facebook, a crítica de TV Arina Borodina descreveu as análises semanais de Kiselev como “fluxos esquizofrénicos de consciência”.

No Twitter, os utilizadores ironizaram sobre as declarações de Kiselev, com tweets como “Kiselev está a falar de urina, cocó e genitália. Estou sem palavras“, “Kiselev está sob hipnose?” ou “Dmitriy está sob o efeito de drogas“.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …