Tutankhamon foi enterrado com um barco em miniatura para ir pescar no Além

(dr) Museu de Luxor

Peças desaparecidas de um modelo de barco em miniatura enterrado com o antigo rei egípcio Tutankhamon foram encontradas no depósito do museu de Luxor.

A caixa de artefatos de Howard Carter – o arqueólogo britânico que abriu o túmulo de Tut em 1922 – foi recentemente redescoberta num armazém do Museu de Luxor.

“É a descoberta mais empolgante da minha carreira”, disse Mohamed Atwa, diretor de arqueologia e informação do museu, que encontrou a caixa, num comunicado. “É incrível que depois de todos estes anos ainda temos novas descobertas e novos segredos sobre este rei Tutankhamun.”

O rei Tut viveu entre 1341 a.C e 1323 a.C, durante o novo reinado do Egito. É famoso hoje por causa do seu túmulo no Vale dos Reis, que foi descoberto quase intacto e cheio de tesouros, incluindo uma máscara de ouro, um leque dourado, vasos de perfume de alabastro, uma estátua do deus Anubis e uma carruagem real.

Atwa encontrou as peças do barco enquanto recolhia artefactos do túmulo de Tut no Museu de Luxor, em preparação para uma exposição no Grand Egyptian Museum, um novo museu perto das pirâmides de Gizé, que deverá ser inaugurado no próximo ano.

A caixa continha um mastro de madeira, um conjunto de aprestos para navio e uma cabeça de madeira em miniatura coberta de folhas de ouro que combinavam com um barco modelo de barco do túmulo de Tut. Os objetos foram embrulhados num jornal datado de domingo, 5 de novembro de 1933. Registos do museu indicavam que a caixa estava perdida desde 1973.

No antigo Egito, os túmulos da elite eram frequentemente preenchidos com miniaturas de madeira das coisas das quais os mortos poderiam precisar após a morte. Os barcos modelo e a sua tripulação em miniatura destinavam-se a atender às necessidades de pesca e transporte do rei.

Há dois meses, os conservadores concluíram uma restauração de décadas do túmulo, na qual avaliaram os danos às pinturas nas paredes e instalaram novos sistemas, como ventiladores, para evitar a futura degradação deste local arqueológico muito visitado.

O modelo de barco será incluído num episódio de Lost Treasures of Egypt, no National Geographic Channel.

PARTILHAR

RESPONDER

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …