/

Tutankhamon foi enterrado com um barco em miniatura para ir pescar no Além

(dr) Museu de Luxor

Peças desaparecidas de um modelo de barco em miniatura enterrado com o antigo rei egípcio Tutankhamon foram encontradas no depósito do museu de Luxor.

A caixa de artefatos de Howard Carter – o arqueólogo britânico que abriu o túmulo de Tut em 1922 – foi recentemente redescoberta num armazém do Museu de Luxor.

“É a descoberta mais empolgante da minha carreira”, disse Mohamed Atwa, diretor de arqueologia e informação do museu, que encontrou a caixa, num comunicado. “É incrível que depois de todos estes anos ainda temos novas descobertas e novos segredos sobre este rei Tutankhamun.”

O rei Tut viveu entre 1341 a.C e 1323 a.C, durante o novo reinado do Egito. É famoso hoje por causa do seu túmulo no Vale dos Reis, que foi descoberto quase intacto e cheio de tesouros, incluindo uma máscara de ouro, um leque dourado, vasos de perfume de alabastro, uma estátua do deus Anubis e uma carruagem real.

Atwa encontrou as peças do barco enquanto recolhia artefactos do túmulo de Tut no Museu de Luxor, em preparação para uma exposição no Grand Egyptian Museum, um novo museu perto das pirâmides de Gizé, que deverá ser inaugurado no próximo ano.

A caixa continha um mastro de madeira, um conjunto de aprestos para navio e uma cabeça de madeira em miniatura coberta de folhas de ouro que combinavam com um barco modelo de barco do túmulo de Tut. Os objetos foram embrulhados num jornal datado de domingo, 5 de novembro de 1933. Registos do museu indicavam que a caixa estava perdida desde 1973.

No antigo Egito, os túmulos da elite eram frequentemente preenchidos com miniaturas de madeira das coisas das quais os mortos poderiam precisar após a morte. Os barcos modelo e a sua tripulação em miniatura destinavam-se a atender às necessidades de pesca e transporte do rei.

Há dois meses, os conservadores concluíram uma restauração de décadas do túmulo, na qual avaliaram os danos às pinturas nas paredes e instalaram novos sistemas, como ventiladores, para evitar a futura degradação deste local arqueológico muito visitado.

O modelo de barco será incluído num episódio de Lost Treasures of Egypt, no National Geographic Channel.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.