Câmaras secretas no túmulo de Tutankhamon podem esconder Nefertiti

(dr) National Geographic

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Um arqueólogo britânico encontrou duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do famoso rei Tutankhamon – e é possível que uma delas abrigue a rainha Nefertiti.

Nefertiti foi uma rainha icónica do Egito Antigo. Conhecida pela sua beleza, foi a esposa principal do faraó Amenófis IV, mais tarde conhecido como Akhenaton, durante o século 14 aC.

Tornada famosa principalmente devido ao seu busto, alojado no Museu Egípcio de Berlim, o seu corpo nunca foi encontrado.

Onde está então enterrada esta rainha egípcia tão importante?

O arqueólogo britânico Nicholas Reeves tem uma teoria arrojada, publicada num artigo no início deste ano.

Reeves acredita que Nefertiti está escondida numa câmara funerária, bem debaixo dos nossos narizes: ao lado do túmulo do famoso rei Tutankhamon, filho de Akhenaton com outra mulher.

Até agora, não havia provas físicas que sustentassem a teoria, mas a sorte mudou para o lado do arqueólogo.

Recentemente, foram encontradas duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do rei, e é possível que uma delas abrigue Nefertiti.

okkofi / Flickr

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

A suspeita

A descoberta é resultado de inspecções físicas ao túmulo, conduzidas por Nicholas Reeves e pelo ministro de antiguidades do Egipto, Mamdouh Eldamaty, após a análise de imagens a laser recolhidas pela empresa espanhola Factum Arte.

As digitalizações foram utilizadas para construir uma réplica do túmulo do jovem faraó, mas a equipa tornou-as disponíveis publicamente a qualquer interessado – oportunidade que Reeves aproveitou para provar a sua teoria.

O arqueólogo britânico encontrou linhas distintas por trás do gesso que cobre as paredes oeste e norte do túmulo, o que poderia representar traços de portas que terão sido cobertas.

Estas ideias foram reforçadas por observações feitas durante uma investigação física da sala que contém o sarcófago de Tutankhamon.

“Antes de mais, vimos que no próprio tecto há uma linha distinta”, disse Reeves à National Geographic.

“Isso sugere que a câmara terá sido na realidade um corredor”, explica.

Há também o facto de o material de cobertura da parede não parecer consistente com a parte central, diferindo do emplastro que o rodeia, o que pode ser sinal de que há uma porta no meio da parede.

czechr / Flickr

A famosa máscara de Tutankhamon

A famosa máscara de Tutankhamon

A teoria é interessante, mas vamos ter que esperar até que um radar detalhe melhor as dimensões do túmulo, para confirmar a presença de cavidades ocultas.

E mesmo assim, não é certo que seja possível descobrir o que existe nas câmaras secretas, porque a parede da sepultura de Tutankhamon está coberta com uma pintura de valor inestimável.

Não será fácil obter uma autorização das autoridades egípcias para escavacar esta pintura.

Será que é mesmo Nefertiti?

Ainda que haja câmaras secretas no túmulo, que abriguem outros corpos, não há garantias de que Nefertiti será finalmente descoberta.

As probabilidades de que tal aconteça, no entanto, são razoáveis.

Tutankhamon morreu inesperadamente, antes de chegar aos 20, pelo é provável que não tenha havido tempo suficiente para lhe construir uma sepultura nova.

Em vez disso, Tutankhamon terá sido enterrado à pressa num túmulo originalmente planeado para outra pessoa – talvez Nefertiti, que morreu uma década antes.

Mas há muitas dúvidas.

Alguns estudiosos acreditam que, se o filho de Akhenaton tivesse enterrado ao lado de algumas das suas esposas, não teria sido Nefertiti, e sim Kiya, uma esposa secundária que se acredita ter sido a mãe de Tutankhamon.

Ou seja, pode ser apenas Kiya quem está por trás destas paredes.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …