Câmaras secretas no túmulo de Tutankhamon podem esconder Nefertiti

(dr) National Geographic

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Um arqueólogo britânico encontrou duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do famoso rei Tutankhamon – e é possível que uma delas abrigue a rainha Nefertiti.

Nefertiti foi uma rainha icónica do Egito Antigo. Conhecida pela sua beleza, foi a esposa principal do faraó Amenófis IV, mais tarde conhecido como Akhenaton, durante o século 14 aC.

Tornada famosa principalmente devido ao seu busto, alojado no Museu Egípcio de Berlim, o seu corpo nunca foi encontrado.

Onde está então enterrada esta rainha egípcia tão importante?

O arqueólogo britânico Nicholas Reeves tem uma teoria arrojada, publicada num artigo no início deste ano.

Reeves acredita que Nefertiti está escondida numa câmara funerária, bem debaixo dos nossos narizes: ao lado do túmulo do famoso rei Tutankhamon, filho de Akhenaton com outra mulher.

Até agora, não havia provas físicas que sustentassem a teoria, mas a sorte mudou para o lado do arqueólogo.

Recentemente, foram encontradas duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do rei, e é possível que uma delas abrigue Nefertiti.

okkofi / Flickr

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

A suspeita

A descoberta é resultado de inspecções físicas ao túmulo, conduzidas por Nicholas Reeves e pelo ministro de antiguidades do Egipto, Mamdouh Eldamaty, após a análise de imagens a laser recolhidas pela empresa espanhola Factum Arte.

As digitalizações foram utilizadas para construir uma réplica do túmulo do jovem faraó, mas a equipa tornou-as disponíveis publicamente a qualquer interessado – oportunidade que Reeves aproveitou para provar a sua teoria.

O arqueólogo britânico encontrou linhas distintas por trás do gesso que cobre as paredes oeste e norte do túmulo, o que poderia representar traços de portas que terão sido cobertas.

Estas ideias foram reforçadas por observações feitas durante uma investigação física da sala que contém o sarcófago de Tutankhamon.

“Antes de mais, vimos que no próprio tecto há uma linha distinta”, disse Reeves à National Geographic.

“Isso sugere que a câmara terá sido na realidade um corredor”, explica.

Há também o facto de o material de cobertura da parede não parecer consistente com a parte central, diferindo do emplastro que o rodeia, o que pode ser sinal de que há uma porta no meio da parede.

czechr / Flickr

A famosa máscara de Tutankhamon

A famosa máscara de Tutankhamon

A teoria é interessante, mas vamos ter que esperar até que um radar detalhe melhor as dimensões do túmulo, para confirmar a presença de cavidades ocultas.

E mesmo assim, não é certo que seja possível descobrir o que existe nas câmaras secretas, porque a parede da sepultura de Tutankhamon está coberta com uma pintura de valor inestimável.

Não será fácil obter uma autorização das autoridades egípcias para escavacar esta pintura.

Será que é mesmo Nefertiti?

Ainda que haja câmaras secretas no túmulo, que abriguem outros corpos, não há garantias de que Nefertiti será finalmente descoberta.

As probabilidades de que tal aconteça, no entanto, são razoáveis.

Tutankhamon morreu inesperadamente, antes de chegar aos 20, pelo é provável que não tenha havido tempo suficiente para lhe construir uma sepultura nova.

Em vez disso, Tutankhamon terá sido enterrado à pressa num túmulo originalmente planeado para outra pessoa – talvez Nefertiti, que morreu uma década antes.

Mas há muitas dúvidas.

Alguns estudiosos acreditam que, se o filho de Akhenaton tivesse enterrado ao lado de algumas das suas esposas, não teria sido Nefertiti, e sim Kiya, uma esposa secundária que se acredita ter sido a mãe de Tutankhamon.

Ou seja, pode ser apenas Kiya quem está por trás destas paredes.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …