Câmaras secretas no túmulo de Tutankhamon podem esconder Nefertiti

(dr) National Geographic

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Uma vista elevada da sepultura de Tutankhamon mostra duas paredes que podem esconder portas para outras câmaras

Um arqueólogo britânico encontrou duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do famoso rei Tutankhamon – e é possível que uma delas abrigue a rainha Nefertiti.

Nefertiti foi uma rainha icónica do Egito Antigo. Conhecida pela sua beleza, foi a esposa principal do faraó Amenófis IV, mais tarde conhecido como Akhenaton, durante o século 14 aC.

Tornada famosa principalmente devido ao seu busto, alojado no Museu Egípcio de Berlim, o seu corpo nunca foi encontrado.

Onde está então enterrada esta rainha egípcia tão importante?

O arqueólogo britânico Nicholas Reeves tem uma teoria arrojada, publicada num artigo no início deste ano.

Reeves acredita que Nefertiti está escondida numa câmara funerária, bem debaixo dos nossos narizes: ao lado do túmulo do famoso rei Tutankhamon, filho de Akhenaton com outra mulher.

Até agora, não havia provas físicas que sustentassem a teoria, mas a sorte mudou para o lado do arqueólogo.

Recentemente, foram encontradas duas câmaras mortuárias secretas no túmulo do rei, e é possível que uma delas abrigue Nefertiti.

okkofi / Flickr

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

O busto de Nefertit, exposto no Museu Egípcio de Berlim

A suspeita

A descoberta é resultado de inspecções físicas ao túmulo, conduzidas por Nicholas Reeves e pelo ministro de antiguidades do Egipto, Mamdouh Eldamaty, após a análise de imagens a laser recolhidas pela empresa espanhola Factum Arte.

As digitalizações foram utilizadas para construir uma réplica do túmulo do jovem faraó, mas a equipa tornou-as disponíveis publicamente a qualquer interessado – oportunidade que Reeves aproveitou para provar a sua teoria.

O arqueólogo britânico encontrou linhas distintas por trás do gesso que cobre as paredes oeste e norte do túmulo, o que poderia representar traços de portas que terão sido cobertas.

Estas ideias foram reforçadas por observações feitas durante uma investigação física da sala que contém o sarcófago de Tutankhamon.

“Antes de mais, vimos que no próprio tecto há uma linha distinta”, disse Reeves à National Geographic.

“Isso sugere que a câmara terá sido na realidade um corredor”, explica.

Há também o facto de o material de cobertura da parede não parecer consistente com a parte central, diferindo do emplastro que o rodeia, o que pode ser sinal de que há uma porta no meio da parede.

czechr / Flickr

A famosa máscara de Tutankhamon

A famosa máscara de Tutankhamon

A teoria é interessante, mas vamos ter que esperar até que um radar detalhe melhor as dimensões do túmulo, para confirmar a presença de cavidades ocultas.

E mesmo assim, não é certo que seja possível descobrir o que existe nas câmaras secretas, porque a parede da sepultura de Tutankhamon está coberta com uma pintura de valor inestimável.

Não será fácil obter uma autorização das autoridades egípcias para escavacar esta pintura.

Será que é mesmo Nefertiti?

Ainda que haja câmaras secretas no túmulo, que abriguem outros corpos, não há garantias de que Nefertiti será finalmente descoberta.

As probabilidades de que tal aconteça, no entanto, são razoáveis.

Tutankhamon morreu inesperadamente, antes de chegar aos 20, pelo é provável que não tenha havido tempo suficiente para lhe construir uma sepultura nova.

Em vez disso, Tutankhamon terá sido enterrado à pressa num túmulo originalmente planeado para outra pessoa – talvez Nefertiti, que morreu uma década antes.

Mas há muitas dúvidas.

Alguns estudiosos acreditam que, se o filho de Akhenaton tivesse enterrado ao lado de algumas das suas esposas, não teria sido Nefertiti, e sim Kiya, uma esposa secundária que se acredita ter sido a mãe de Tutankhamon.

Ou seja, pode ser apenas Kiya quem está por trás destas paredes.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …