Turquia prepara-se para invadir a Síria. O alvo são os curdos

(dr) Fikret Kavğalı / AA

A Turquia continua a concentrar tanques e tropas na fronteira com a Síria, e a enviar material militar aos destacamentos aí posicionados, informou este sábado a agência Anadolu.

Segundo a agência estatal turca Anadolu, mais uma coluna de veículos blindados de transporte de pessoal e outros veículos militares chegou este sábado à província de Hatay, situada na fronteira com a Síria.

O equipamento militar, deslocado de diversas unidades das forças armadas turcas, chegou à estação ferroviária de Iskenderun para reforçar os destacamentos posicionados na fronteira.

Ancara iniciou em janeiro de 2018 a operação Rama de Oliveira em território sírio contra as milícias curdas e, no passado mês de dezembro, o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou que o país estava a preparar-se para iniciar uma nova operação militar no país vizinho.

Segundo o The Wall Street Journal, agora que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas do território, retirando até o apoio aos combatentes envolvidos na luta contra o Daesh, a Turquia pretende normalizar a situação na Síria à sua maneira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a presença norte-americana na Síria cessaria em dezembro de 2018. Apesar disso, em janeiro de 2019, Trump decidiu prolongar a retirada das tropas durante mais quatro meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse esta quarta-feira que, em qualquer caso, a intervenção militar turca contra os curdos não depende da retirada dos Estados Unidos de território sírio.

O povo curdo está distribuído pelo Oriente Médio, encontrando-se nos territórios do leste da Turquia, no oeste e norte do Irão, no norte da Síria e em algumas regiões do Iraque – um território que faria do Curdistão um dos maiores países da região.

Anandaroop Roy

Mapa do Curdistão

Os curdos nunca aceitaram o Tratado de Lausana, de 1923, que os privou de um Estado independente. Os 36 milhões de curdos são o maior povo sem país próprio – bastante à frente dos 6 milhões de tibetanos, segundo maior povo do mundo sem país, dos 5.3 milhões de palestinianos e dos 5 milhões de ciganos.

A luta dos curdos pela auto-determinação tem encontrado forte oposição da Turquia, que tem intervido na região de modo a impedir a formação de uma autonomia curda.

ZAP // Sputnik News / WSJ

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …