Turquia prepara-se para invadir a Síria. O alvo são os curdos

(dr) Fikret Kavğalı / AA

A Turquia continua a concentrar tanques e tropas na fronteira com a Síria, e a enviar material militar aos destacamentos aí posicionados, informou este sábado a agência Anadolu.

Segundo a agência estatal turca Anadolu, mais uma coluna de veículos blindados de transporte de pessoal e outros veículos militares chegou este sábado à província de Hatay, situada na fronteira com a Síria.

O equipamento militar, deslocado de diversas unidades das forças armadas turcas, chegou à estação ferroviária de Iskenderun para reforçar os destacamentos posicionados na fronteira.

Ancara iniciou em janeiro de 2018 a operação Rama de Oliveira em território sírio contra as milícias curdas e, no passado mês de dezembro, o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou que o país estava a preparar-se para iniciar uma nova operação militar no país vizinho.

Segundo o The Wall Street Journal, agora que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas do território, retirando até o apoio aos combatentes envolvidos na luta contra o Daesh, a Turquia pretende normalizar a situação na Síria à sua maneira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a presença norte-americana na Síria cessaria em dezembro de 2018. Apesar disso, em janeiro de 2019, Trump decidiu prolongar a retirada das tropas durante mais quatro meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse esta quarta-feira que, em qualquer caso, a intervenção militar turca contra os curdos não depende da retirada dos Estados Unidos de território sírio.

O povo curdo está distribuído pelo Oriente Médio, encontrando-se nos territórios do leste da Turquia, no oeste e norte do Irão, no norte da Síria e em algumas regiões do Iraque – um território que faria do Curdistão um dos maiores países da região.

Anandaroop Roy

Mapa do Curdistão

Os curdos nunca aceitaram o Tratado de Lausana, de 1923, que os privou de um Estado independente. Os 36 milhões de curdos são o maior povo sem país próprio – bastante à frente dos 6 milhões de tibetanos, segundo maior povo do mundo sem país, dos 5.3 milhões de palestinianos e dos 5 milhões de ciganos.

A luta dos curdos pela auto-determinação tem encontrado forte oposição da Turquia, que tem intervido na região de modo a impedir a formação de uma autonomia curda.

ZAP // Sputnik News / WSJ

PARTILHAR

RESPONDER

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …