Turquia prepara-se para invadir a Síria. O alvo são os curdos

(dr) Fikret Kavğalı / AA

A Turquia continua a concentrar tanques e tropas na fronteira com a Síria, e a enviar material militar aos destacamentos aí posicionados, informou este sábado a agência Anadolu.

Segundo a agência estatal turca Anadolu, mais uma coluna de veículos blindados de transporte de pessoal e outros veículos militares chegou este sábado à província de Hatay, situada na fronteira com a Síria.

O equipamento militar, deslocado de diversas unidades das forças armadas turcas, chegou à estação ferroviária de Iskenderun para reforçar os destacamentos posicionados na fronteira.

Ancara iniciou em janeiro de 2018 a operação Rama de Oliveira em território sírio contra as milícias curdas e, no passado mês de dezembro, o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou que o país estava a preparar-se para iniciar uma nova operação militar no país vizinho.

Segundo o The Wall Street Journal, agora que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas do território, retirando até o apoio aos combatentes envolvidos na luta contra o Daesh, a Turquia pretende normalizar a situação na Síria à sua maneira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a presença norte-americana na Síria cessaria em dezembro de 2018. Apesar disso, em janeiro de 2019, Trump decidiu prolongar a retirada das tropas durante mais quatro meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse esta quarta-feira que, em qualquer caso, a intervenção militar turca contra os curdos não depende da retirada dos Estados Unidos de território sírio.

O povo curdo está distribuído pelo Oriente Médio, encontrando-se nos territórios do leste da Turquia, no oeste e norte do Irão, no norte da Síria e em algumas regiões do Iraque – um território que faria do Curdistão um dos maiores países da região.

Anandaroop Roy

Mapa do Curdistão

Os curdos nunca aceitaram o Tratado de Lausana, de 1923, que os privou de um Estado independente. Os 36 milhões de curdos são o maior povo sem país próprio – bastante à frente dos 6 milhões de tibetanos, segundo maior povo do mundo sem país, dos 5.3 milhões de palestinianos e dos 5 milhões de ciganos.

A luta dos curdos pela auto-determinação tem encontrado forte oposição da Turquia, que tem intervido na região de modo a impedir a formação de uma autonomia curda.

ZAP // Sputnik News / WSJ

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …

Boris Johnson vai ser o novo primeiro-ministro britânico

Boris Johnson é o novo líder do Partido Conservador. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros foi o mais votado as eleições internas. Os resultados foram conhecidos na manhã desta terça-feira, depois de semanas de votações entre …

INEM levou quatro horas a socorrer ferido grave em Vila de Rei

O INEM levou quatro horas a socorrer o ferido mais grave do incêndio de Vila de Rei, em Castelo Branco, que deflagrou este sábado, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira na sua edição impressa. …

Publicidade a iogurtes, cereais e chocolates vai ser (quase) extinta

A guerra ao açúcar em Portugal vai provocar uma grande redução na publicidade dirigida a menores de muitos iogurtes, cereais de pequeno almoço e chocolate. Entre os produtos que vão deixar de ser publicitados junto a …

Sindicatos chegam a acordo com Transtejo e Soflusa e equacionam levantar greve

Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa aceitaram, esta segunda-feira, um aumento de 28 euros para todas as categorias, incluindo a dos mestres, comprometendo-se a levantar a greve caso os trabalhadores aprovem a decisão. "A …

Cavaco Silva avisou, mas Sócrates recusou alterar acordo que favorece Berardo

Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no Centro Cultural de Belém (CCB), mas o ex-primeiro-ministro recusou alterar o acordo que …

PS deixa cair lei. Subvenções vitalícias continuam em segredo

Quando a lista das subvenções mensais vitalícias foi suspensa, em agosto de 2018, o PS anunciou que aprovaria uma proposta que garantisse a sua publicação. Onze meses depois, concluiu que não é necessária. A Caixa Geral …

Morreu David Hedison, o agente da CIA aliado de James Bond

David Hedison, o ator norte-americano que participou em dois filmes da saga de James Bond, morreu esta segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 92 anos. A informação foi avançada na página oficial do Twitter …

Ninhos descobertos na Mongólia mostram que os dinossauros protegiam os seus ovos

Ninhos de dinossauro descobertos no Deserto de Gobi, na Mongólia, mostram que estes animais pré-históricos faziam ninhos em grupo e, tal como os pássaros, protegiam os seus ovos. De acordo com a revista Nature, uma equipa …

Banco de Portugal gasta meio milhão em mudanças (sem sequer se ter mudado)

O Banco de Portugal tem estado em mudanças. Além das institucionais, com o fim do segundo mandato de Carlos Costa no próximo ano, há também mudanças físicas: haverá um novo edifício para a concentração dos …