Turquia prepara-se para invadir a Síria. O alvo são os curdos

(dr) Fikret Kavğalı / AA

A Turquia continua a concentrar tanques e tropas na fronteira com a Síria, e a enviar material militar aos destacamentos aí posicionados, informou este sábado a agência Anadolu.

Segundo a agência estatal turca Anadolu, mais uma coluna de veículos blindados de transporte de pessoal e outros veículos militares chegou este sábado à província de Hatay, situada na fronteira com a Síria.

O equipamento militar, deslocado de diversas unidades das forças armadas turcas, chegou à estação ferroviária de Iskenderun para reforçar os destacamentos posicionados na fronteira.

Ancara iniciou em janeiro de 2018 a operação Rama de Oliveira em território sírio contra as milícias curdas e, no passado mês de dezembro, o presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou que o país estava a preparar-se para iniciar uma nova operação militar no país vizinho.

Segundo o The Wall Street Journal, agora que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas do território, retirando até o apoio aos combatentes envolvidos na luta contra o Daesh, a Turquia pretende normalizar a situação na Síria à sua maneira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a presença norte-americana na Síria cessaria em dezembro de 2018. Apesar disso, em janeiro de 2019, Trump decidiu prolongar a retirada das tropas durante mais quatro meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse esta quarta-feira que, em qualquer caso, a intervenção militar turca contra os curdos não depende da retirada dos Estados Unidos de território sírio.

O povo curdo está distribuído pelo Oriente Médio, encontrando-se nos territórios do leste da Turquia, no oeste e norte do Irão, no norte da Síria e em algumas regiões do Iraque – um território que faria do Curdistão um dos maiores países da região.

Anandaroop Roy

Mapa do Curdistão

Os curdos nunca aceitaram o Tratado de Lausana, de 1923, que os privou de um Estado independente. Os 36 milhões de curdos são o maior povo sem país próprio – bastante à frente dos 6 milhões de tibetanos, segundo maior povo do mundo sem país, dos 5.3 milhões de palestinianos e dos 5 milhões de ciganos.

A luta dos curdos pela auto-determinação tem encontrado forte oposição da Turquia, que tem intervido na região de modo a impedir a formação de uma autonomia curda.

ZAP // Sputnik News / WSJ

PARTILHAR

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …