Turquia exige mais dinheiro e adesão rápida à UE para segurar refugiados

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

A União Europeia está a negociar com a Turquia um acordo para o reenvio de milhares de refugiados sírios para este país, oferecendo em troca milhões em ajuda económica. Mas os turcos querem mais dinheiro e acelerar adesão à UE.

As negociações entre a UE e a Turquia, no âmbito da cimeira de Bruxelas, não se afiguram de fácil acordo e, após 12 horas de negociações, ainda não há fumo à vista.

A colaboração turca é essencial para a contenção da migração em massa que continua sem fim à vista. E ciente dessa situação, o primeiro-ministro turco joga com isso, tentando mais apoios financeiros para o país e acelerar o processo de adesão à UE.

O jornal Le Figaro garante que a União Europeia pretende reenviar para as costas turcas os refugiados sírios chegados à Grécia, visando que o país candidato à UE segure dentro de portas cerca de 2,5 milhões de migrantes em troca de ajuda económica no valor de 3 mil milhões de euros.

A UE ainda se compromete a proceder à “reinstalação” posterior desses refugiados nos seus países membros, de uma forma ordenada e devidamente legalizada e a um ritmo de 100 mil colocações por ano, salienta o mesmo jornal.

Mas a Turquia não estará satisfeita com estas condições e exige mais dinheiro, além de pretender acelerar a questão da adesão e o fim dos vistos para os cidadãos turcos que viajem para a Europa, reporta a Renascença.

Uma circunstância que está a complicar a chegada a um acordo, particularmente face às exigências europeias no capítulo dos direitos humanos.

Todavia, a Europa vê-se forçada a estender a mão a uma Grécia incapaz de lidar com o contínuo fluxo de migrantes que chegam diariamente às suas costas e precisa que a Turquia actue com uma repressão mais activa da migração clandestina, nomeadamente evitando a onda rumo às Ilhas gregas, onde a situação humanitária e económica é já insustentável.

Perante a dimensão trágica das circunstâncias, a Comissão Juncker terá mesmo estudado a possibilidade de substituir o tráfico ilegal de pessoas, que decorre actualmente, por um método organizado, previsível e co-gerido pela UE e pela Turquia, de modo a controlar a onda de migrações, segundo apurou o Le Figaro.

Certo é que os líderes da UE estão a estudar as condições turcas, devendo o plano traçado por Ancara ser analisado na próxima reunião do Conselho Europeu, agendada para 17 e 18 de Março.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Turquia exige?!…
    Muito bom!
    Ao que a Europa chegou…
    Só falta mesmo juntar estes loucos da Turquia, aos restantes fracos e parasitas da EU, para acabar com a UE de vez!!…

  2. Basicamente dá-se dinheiro aos turcos para lá ficarem com as pessoas, depois os turcos entram no espaço shenguen e essas pessoas entram à mesma, sem registos em lado nenhum!!! Hilariante…

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …