Turquia exige mais dinheiro e adesão rápida à UE para segurar refugiados

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

A União Europeia está a negociar com a Turquia um acordo para o reenvio de milhares de refugiados sírios para este país, oferecendo em troca milhões em ajuda económica. Mas os turcos querem mais dinheiro e acelerar adesão à UE.

As negociações entre a UE e a Turquia, no âmbito da cimeira de Bruxelas, não se afiguram de fácil acordo e, após 12 horas de negociações, ainda não há fumo à vista.

A colaboração turca é essencial para a contenção da migração em massa que continua sem fim à vista. E ciente dessa situação, o primeiro-ministro turco joga com isso, tentando mais apoios financeiros para o país e acelerar o processo de adesão à UE.

O jornal Le Figaro garante que a União Europeia pretende reenviar para as costas turcas os refugiados sírios chegados à Grécia, visando que o país candidato à UE segure dentro de portas cerca de 2,5 milhões de migrantes em troca de ajuda económica no valor de 3 mil milhões de euros.

A UE ainda se compromete a proceder à “reinstalação” posterior desses refugiados nos seus países membros, de uma forma ordenada e devidamente legalizada e a um ritmo de 100 mil colocações por ano, salienta o mesmo jornal.

Mas a Turquia não estará satisfeita com estas condições e exige mais dinheiro, além de pretender acelerar a questão da adesão e o fim dos vistos para os cidadãos turcos que viajem para a Europa, reporta a Renascença.

Uma circunstância que está a complicar a chegada a um acordo, particularmente face às exigências europeias no capítulo dos direitos humanos.

Todavia, a Europa vê-se forçada a estender a mão a uma Grécia incapaz de lidar com o contínuo fluxo de migrantes que chegam diariamente às suas costas e precisa que a Turquia actue com uma repressão mais activa da migração clandestina, nomeadamente evitando a onda rumo às Ilhas gregas, onde a situação humanitária e económica é já insustentável.

Perante a dimensão trágica das circunstâncias, a Comissão Juncker terá mesmo estudado a possibilidade de substituir o tráfico ilegal de pessoas, que decorre actualmente, por um método organizado, previsível e co-gerido pela UE e pela Turquia, de modo a controlar a onda de migrações, segundo apurou o Le Figaro.

Certo é que os líderes da UE estão a estudar as condições turcas, devendo o plano traçado por Ancara ser analisado na próxima reunião do Conselho Europeu, agendada para 17 e 18 de Março.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Turquia exige?!…
    Muito bom!
    Ao que a Europa chegou…
    Só falta mesmo juntar estes loucos da Turquia, aos restantes fracos e parasitas da EU, para acabar com a UE de vez!!…

  2. Basicamente dá-se dinheiro aos turcos para lá ficarem com as pessoas, depois os turcos entram no espaço shenguen e essas pessoas entram à mesma, sem registos em lado nenhum!!! Hilariante…

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …