Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

Tolga Bozoglu / EPA

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final.

Num jogo arbitrado pelo português Artur Soares Dias, Aaron Ramsey, aos 42 minutos, e Connor Roberts, aos 90+5, marcaram os tentos dos galeses, após assistências de Gareth Bale, que, aos 61, desperdiçou uma grande penalidade.

Os galeses, que tinham empatado 1-1 na estreia com a Suíça, passaram a somar quatro pontos, contra três da Itália, que começou com um 3-0 à Turquia e defronta ainda hoje os helvéticos.

Turcos a pressionar, sociedade Bale-Ramsey a funcionar

A primeira parte foi entretida e relativamente equilibrada, ainda que com ligeiro ascendente da Turquia que ganhou (ainda que por margens curtas) em praticamente todos os aspectos estatísticos (mais remates, mais acções na área adversária, mais cantos, maior eficácia de passe e posse de bola)… menos no que mais importa: os golos. Aí veio ao de cima o génio de Bale e a frieza de Ramsey na hora da verdade.

Mais do mesmo no segundo tempo, com os turcos a superiorizarem-se novamente em quase todos os parâmetros, perdendo para o adversário apenas nas acções defensivas no meio-campo adversário (quatro para sete) e nos remates enquadrados (seis contra sete, dos quais o último a significar o golo que selou o resultado no último suspiro do encontro).

Melhor em Campo

Ficou a impressão que, pelo menos durante 90 minutos, regressou o Bale de outrora. Exibição absolutamente impressionante do esquerdino, cuja única pecha esteve mesmo no momento de atirar a contar: foram cinco remates, um dos quais a grande penalidade (ganha por si) assinalada de pronto por Artur Soares Dias e confirmada pelo VAR João Pinheiro, que não levaram a melhor direcção.

Em todas as restantes acções, todavia, foi incrível, criando cinco ocasiões flagrantes de golo na totalidade dos passes para finalização, três deles passes de ruptura (dois dos quais resultaram nas assistências para os golos da sua equipa). Fez ainda nove conduções aproximativas que se traduzem no belíssimo Goalpoint Rating de 8.9.

Destaques da Turquia: 

Çakir 7.2 – O guardião turco fez cinco defesas de enorme grau de dificuldade, todas a remates desferidos dentro da sua grande área. Dois dos seus pontapés de baliza chegaram a companheiros de equipa no último terço do terreno, o que é raro.

Soyuncu 6.4 – Um esteio no centro da defesa, sendo o jogador em campo com mais passes efectuados (71) e acertados (65) e o turco com mais duelos aéreos defensivos ganhos e desarmes efectuados com sucesso (quatro em ambos os casos).

Yilmaz 4.6 – A grande desilusão da partida – e porventura o espelho da participação turca até aqui. Fez seis remates (número máximo do encontro), mas apenas um enquadrado com a baliza, falhou uma ocasião flagrante e conseguiu ser o mais faltoso da equipa a par de Çalhanoglu (quatro infracções).

Destaques do País de Gales:

Ramsey 7.8 – Muito rematador (quatro tiros, três deles enquadrados com a baliza adversária), desbloqueou o resultado e fez ainda cinco passes valiosos, dois deles para finalização, somando ainda nove acções com bola na área contrária e 11 recuperações de posse. No negativo, as duas flagrantes desperdiçadas.

Ward 6.8 – Menos interventivo que o homólogo turco, respondeu sempre presente quando foi chamado à acção. Fez igualmente cinco intervenções, três das quais na sua área, mostrando também assertividade numa saída pelo ar.

James 6.8 – Sempre ligado à corrente, totalizou quatro passes para finalização e seis cruzamentos, item no qual foi o recordista. Bem sucedido também em três tentativas de drible (outro máximo no jogo).

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …