Turistas podem ter que fazer exame de condução para alugar carro na Nova Zelândia

Os turistas que quiserem alugar um carro na Nova Zelândia poderão em breve ter de provar a sua capacidade de condução segundo as regras locais antes de receberem as chaves do veículo.

Apoiada por 25 empresas de aluguer de automóveis, a nova regra foi implementada para aumentar a segurança no trânsito e passa a valer a partir de junho, informou a Radio New Zealand.

Contudo, nem todos os visitantes estrangeiros precisarão ser submetidos ao teste. Os turistas terão que responder a algumas perguntas, entre as quais se já alugaram veículos fora do seu país e se já alguma vez conduziram pela esquerda.

Se os funcionários do rent-a-car não se convencerem de que o visitante estrangeiro está a par das regras de trânsito locais, podem submetê-lo a um rápido teste de condução. A avaliação estará disponível em quatro idiomas: inglês, francês, alemão e mandarim.

Acidentes fatais

A medida foi determinada na sequência de uma série de acidentes nas estradas do país nos últimos meses, alguns dos quais fatais, envolvendo condutores estrangeiros.

Os protestos realizados pela população local levaram a petições a reivindicar a introdução de um exame de condução para turistas, incluindo um abaixo-assinado criado por um rapaz cujo pai foi morto num acidente com um carro conduzido por um turista chinês.

A Associação da Indústria do Turismo (TIA) da Nova Zelândia reuniu-se com as principais empresas de rent-a-car do país para implementar a nova avaliação, que integra um Código de Boas Práticas.

O código inclui recomendações como dar mais informação aos turistas antes da sua chegada e partilhar informações entre as empresas de aluguer sobre os visitantes cujos contratos foram cancelados, informou o site de notícias Stuff.co.nz.

A TIA quer que o novo conjunto de medidas esteja concluído até outubro, altura do início da época alta na Nova Zelândia.

“Estamos à espera de uma alta do turismo no próximo verão”, afirmou ao site o chefe-executivo da TIA, Chris Roberts. “Por isso, queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter em segurança tanto os visitantes quanto os neozelandeses nas nossas estradas”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …