Turistas podem ter que fazer exame de condução para alugar carro na Nova Zelândia

Os turistas que quiserem alugar um carro na Nova Zelândia poderão em breve ter de provar a sua capacidade de condução segundo as regras locais antes de receberem as chaves do veículo.

Apoiada por 25 empresas de aluguer de automóveis, a nova regra foi implementada para aumentar a segurança no trânsito e passa a valer a partir de junho, informou a Radio New Zealand.

Contudo, nem todos os visitantes estrangeiros precisarão ser submetidos ao teste. Os turistas terão que responder a algumas perguntas, entre as quais se já alugaram veículos fora do seu país e se já alguma vez conduziram pela esquerda.

Se os funcionários do rent-a-car não se convencerem de que o visitante estrangeiro está a par das regras de trânsito locais, podem submetê-lo a um rápido teste de condução. A avaliação estará disponível em quatro idiomas: inglês, francês, alemão e mandarim.

Acidentes fatais

A medida foi determinada na sequência de uma série de acidentes nas estradas do país nos últimos meses, alguns dos quais fatais, envolvendo condutores estrangeiros.

Os protestos realizados pela população local levaram a petições a reivindicar a introdução de um exame de condução para turistas, incluindo um abaixo-assinado criado por um rapaz cujo pai foi morto num acidente com um carro conduzido por um turista chinês.

A Associação da Indústria do Turismo (TIA) da Nova Zelândia reuniu-se com as principais empresas de rent-a-car do país para implementar a nova avaliação, que integra um Código de Boas Práticas.

O código inclui recomendações como dar mais informação aos turistas antes da sua chegada e partilhar informações entre as empresas de aluguer sobre os visitantes cujos contratos foram cancelados, informou o site de notícias Stuff.co.nz.

A TIA quer que o novo conjunto de medidas esteja concluído até outubro, altura do início da época alta na Nova Zelândia.

“Estamos à espera de uma alta do turismo no próximo verão”, afirmou ao site o chefe-executivo da TIA, Chris Roberts. “Por isso, queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter em segurança tanto os visitantes quanto os neozelandeses nas nossas estradas”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …