Turismo de Paris com prejuízo de 750 milhões de euros

(CC0/PD) nuno_lopes / pixabay

-

Os ataques terroristas, greves e inundações que ocorreram em Paris têm mantido os turistas estrangeiros longe da capital francesa na primeira metade do ano, o que causou um prejuízo de 750 milhões de euros à indústria de turismo.

“É altura de assumirmos que o sector do turismo está a atravessar um desastre industrial. Não é o momento para campanhas de comunicação, mas sim para elaborar um plano de salvação”, declarou o director de turismo de Paris, Frederic Valletoux, citado pela Reuters.

Cerca de 500 mil pessoas trabalham no turismo, em Paris, o que faz com que seja o maior sector da região.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a capital francesa recebeu menos um milhão de turistas nos estabelecimentos hoteleiros, comparando com o mesmo período de 2015.

Valletoux afirmou que são necessários investimentos maciços para proteger os empregos do setor e já pediu ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, para se reunir rapidamente com o gabinete de turismo.

Além dos atentados que fizeram centenas de mortos, a capital francesa foi também palco de greves contra a alteração da lei laboral e cheias que ultrapassaram os seis metros, fatores que levaram a uma quebra de 749,7 milhões de euros no setor turístico.

“Esta indústria está de joelhos e precisa de medidas de alívio imediatamente. Os hoteleiros precisam das armas para lutar de volta”, disse à Reuters o diretor do grupo MKG, Georges Panayotis.

O turismo representa 7% do PIB francês, sendo que a França é o país mais visitado do mundo, com 85 milhões de estrangeiros por ano – incluindo 16 milhões de turistas só em Paris.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …

Restauração em protesto no Parlamento. "Estão a matar quem quer trabalhar"

Várias centenas de empresários e trabalhadores da restauração, bares, discotecas, cultura, eventos, alojamento e táxis manifestaram-se, esta quarta-feira, em frente ao Parlamento. "Portugal não pode ser menu completo para uns, meia dose para outros e, para …

França quer punir médicos que façam testes de virgindade (mas isso pode prejudicar mulheres)

A possibilidade de banir os testes de virgindade estão a dividir França. Enquanto uns consideram-nos "bárbaros", outros alertam para as possíveis consequências violentas que algumas mulheres poderão sofrer se não os fizerem. Segundo a Organização Mundial …

Mais quatro jovens acusados na decapitação do professor Samuel Paty. Têm entre 13 e 14 anos

Quatro estudantes foram interrogados, e acusados, no âmbito da investigação sobre o assassínio do professor Samuel Paty, decapitado no passado dia 16 de outubro na região de Paris após ter mostrado caricaturas do profeta Maomé …

Surto de legionella no Grande Porto fez mais uma vítima. Já há dez mortos

O surto de legionella que afeta a região do Grande Porto causou mais uma morte, esta quinta-feira, elevando para 10 o número de óbitos registados, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Segundo …

Relação de Lisboa mantém condenação aos oito polícias no caso da Cova da Moura

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) manteve esta quarta-feira a condenação dos oito agentes da PSP da Esquadra de Alfragide, concelho de Amadora, por vários crimes cometidos contra jovens da Cova da Moura, em …