Há túneis secretos do tempo da Guerra Civil debaixo da prisão de Alcatraz

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma rede secreta de túneis por baixo da antiga prisão de alta segurança de Alcatraz, que data do tempo da Guerra Civil Americana.

Antes de ser uma cadeia, o Rochedo — como é conhecida a antiga prisão situada na ilha de Alcatraz, na baía de São Francisco — foi uma fortificação militar. Este dado já era conhecido, o que não era conhecido eram os vestígios arqueológicos que remontam aos anos 1860. Na altura, a fortificação tinha como principal missão proteger a baía.

Timothy de Smet, da Universidade de Binghamton e o arqueólogo que liderou a pesquisa, ficou surpreendido com o bom estado de conservação dos achados, disse em comunicado.



“Fiquei surpreendido por várias razões. Os vestígios estavam apenas alguns centímetros abaixo da superfície e foram milagrosa e impecavelmente preservados”, explicou, sustentando que a camada de concreto por cima dos vestígios arqueológicos é “incrivelmente fina” e há locais da nova construção mesmo por cima da antiga.

Quando o Rochedo foi construído, em 1900, grande parte da fortificação militar foi destruída, explica de Smet, para dar lugar à cadeia de alta segurança. “Ao converter a área para uma prisão, grande parte da história militar anterior da ilha foi apagada. O que nós nos perguntámos é se algo permaneceria enterrado e preservado debaixo do solo.”

A resposta foi positiva e as novas tecnologias permitiram evitar escavações que para além de serem muito caras podem também ser invasivas. Assim, argumenta de Smet, “foi possível preservar esse vestígios in situ para as gerações futuras”. O trabalho da equipa foi publicado na publicação especializada Near Surface Geophysics.

A Prisão Federal de Alcatraz era uma prisão federal de segurança máxima localizada na Ilha de Alcatraz e operou entre 1934 e 1963. Durante as décadas anteriores, foi uma cidadela militar que abrigava quartéis disciplinares do Exército dos EUA.

Atualmente, as antigas instalações penitenciárias abrigam um museu que se tornou uma das maiores atrações turísticas de São Francisco, com um milhão e meio de visitas por ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …