Há túneis secretos do tempo da Guerra Civil debaixo da prisão de Alcatraz

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma rede secreta de túneis por baixo da antiga prisão de alta segurança de Alcatraz, que data do tempo da Guerra Civil Americana.

Antes de ser uma cadeia, o Rochedo — como é conhecida a antiga prisão situada na ilha de Alcatraz, na baía de São Francisco — foi uma fortificação militar. Este dado já era conhecido, o que não era conhecido eram os vestígios arqueológicos que remontam aos anos 1860. Na altura, a fortificação tinha como principal missão proteger a baía.

Timothy de Smet, da Universidade de Binghamton e o arqueólogo que liderou a pesquisa, ficou surpreendido com o bom estado de conservação dos achados, disse em comunicado.

“Fiquei surpreendido por várias razões. Os vestígios estavam apenas alguns centímetros abaixo da superfície e foram milagrosa e impecavelmente preservados”, explicou, sustentando que a camada de concreto por cima dos vestígios arqueológicos é “incrivelmente fina” e há locais da nova construção mesmo por cima da antiga.

Quando o Rochedo foi construído, em 1900, grande parte da fortificação militar foi destruída, explica de Smet, para dar lugar à cadeia de alta segurança. “Ao converter a área para uma prisão, grande parte da história militar anterior da ilha foi apagada. O que nós nos perguntámos é se algo permaneceria enterrado e preservado debaixo do solo.”

A resposta foi positiva e as novas tecnologias permitiram evitar escavações que para além de serem muito caras podem também ser invasivas. Assim, argumenta de Smet, “foi possível preservar esse vestígios in situ para as gerações futuras”. O trabalho da equipa foi publicado na publicação especializada Near Surface Geophysics.

A Prisão Federal de Alcatraz era uma prisão federal de segurança máxima localizada na Ilha de Alcatraz e operou entre 1934 e 1963. Durante as décadas anteriores, foi uma cidadela militar que abrigava quartéis disciplinares do Exército dos EUA.

Atualmente, as antigas instalações penitenciárias abrigam um museu que se tornou uma das maiores atrações turísticas de São Francisco, com um milhão e meio de visitas por ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …