Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

(dr) Association of Lovers of Upper Lusatia

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo.

Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão inativo na Polónia poderá conduzir a um esconderijo onde poderão estar objetos e documentos valiosos da Gestapo, a polícia secreta da Alemanha nazi, conta o site polaco The First News.

Segundo conta este portal, citado pela rede de televisão russa RT, um mapa desta rede foi encontrado no ano de 2011 por um grupo de exploradores polacos e, desde então, várias tentativas têm sido feitas para explorar os túneis.

Os túneis foram feitos durante a II Guerra Mundial. Em 1945, cientes da derrota iminente, os alemães destruíram parcialmente os seus corredores e, em particular, as entradas. Mas, pelos vistos, a destruição foi feita cuidadosamente, para que fosse possível voltar a lá entrar no futuro.

A possibilidade de existir um depósito valioso da Gestapo na Baixa Silésia baseia-se no testemunho de um oficial nazi que, uma vez terminada a guerra, afirmou que os documentos desta polícia secreta em Cracóvia tinham sido levados para a vila de Czerwona Woda, nesta zona do país, para serem destruídos.

No entanto, muitos rejeitam a ideia de que tenham sido verdadeiramente destruídos e argumentam que pelo menos parte destes documentos continuam neste vulcão.

“Porque é que haveriam de levar o arquivo de Cracóvia para Czerwona Woda para, logo de seguida, queimá-lo?”, questiona Sebastian Terenda, um membro do grupo de exploradores, citado pelo mesmo site.

Além disso, embora no plano esta construção apareça como um abrigo antiaéreo, “os seus túneis são de três por três metros, enquanto que os abrigos tinham normalmente 1,6 por 1,8 metros”, acrescenta.

Agora, a equipa começou a reunir fundos para uma nova expedição ao local, onde estimam que continuam escondidos muitos segredos do antigo regime nazi.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …