Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

(dr) Association of Lovers of Upper Lusatia

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo.

Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão inativo na Polónia poderá conduzir a um esconderijo onde poderão estar objetos e documentos valiosos da Gestapo, a polícia secreta da Alemanha nazi, conta o site polaco The First News.

Segundo conta este portal, citado pela rede de televisão russa RT, um mapa desta rede foi encontrado no ano de 2011 por um grupo de exploradores polacos e, desde então, várias tentativas têm sido feitas para explorar os túneis.

Os túneis foram feitos durante a II Guerra Mundial. Em 1945, cientes da derrota iminente, os alemães destruíram parcialmente os seus corredores e, em particular, as entradas. Mas, pelos vistos, a destruição foi feita cuidadosamente, para que fosse possível voltar a lá entrar no futuro.

A possibilidade de existir um depósito valioso da Gestapo na Baixa Silésia baseia-se no testemunho de um oficial nazi que, uma vez terminada a guerra, afirmou que os documentos desta polícia secreta em Cracóvia tinham sido levados para a vila de Czerwona Woda, nesta zona do país, para serem destruídos.

No entanto, muitos rejeitam a ideia de que tenham sido verdadeiramente destruídos e argumentam que pelo menos parte destes documentos continuam neste vulcão.

“Porque é que haveriam de levar o arquivo de Cracóvia para Czerwona Woda para, logo de seguida, queimá-lo?”, questiona Sebastian Terenda, um membro do grupo de exploradores, citado pelo mesmo site.

Além disso, embora no plano esta construção apareça como um abrigo antiaéreo, “os seus túneis são de três por três metros, enquanto que os abrigos tinham normalmente 1,6 por 1,8 metros”, acrescenta.

Agora, a equipa começou a reunir fundos para uma nova expedição ao local, onde estimam que continuam escondidos muitos segredos do antigo regime nazi.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.