Tubarão considerado “perdido” pela Ciência foi redescoberto 120 anos depois

Uma equipa de cientistas acaba de redescobrir uma espécie de tubarão dada como perdida pela Ciência há 120 anos.

O projeto documental do norte-americano Forrest Galante, especializado na observação de animais à beira de extinção, captou imagens de um Toothless Tollo (Scylliogaleus quecketti), um tubarão da família Triakidae considerado perdido há 120 anos.

A descoberta é avançada pela revista norte-americana Newsweek, que detalha que a espécie, descrita pela primeira vez em 1902, tem entre 80 a 100 centímetros de comprimento e não é perigosa para o Homem.

Vive nas costas subtropicais da África do Sul, na parte ocidental do Oceano Índico.

Em declarações à mesma revista, Galante explicou que, durante mais de um século, os cientistas não conseguiram estudar a espécie e, por isso, não sabiam se estaria extinta.

Depois de conversar com pescadores locais que alegaram ter apanhado um espécime nas suas redes, o biólogo e a sua equipa conseguiram delimitar áreas para possíveis avistamentos, tendo depois conseguido capturar um espécime.

Fiquei chocado, absolutamente chocado“, disse Galante. “Literalmente, estava a segurar fisicamente nas minhas mãos este animal perdido, este animal que a Ciência não via há 120 anos. Fico arrepiado só de pensar nisso”.

A equipa mediu o animal, conectou-lhe um dispositivo de monitorização para rastrear os seus movimentos e devolveu-o aos oceanos.

Segundo o biólogo, o animal ainda está vivo e perfeitamente saudável.

Um documentário sobre o assunto sob o título Extinct or Alive: Land of the Lost Sharks vai estrear a 11 de agosto nos Estados Unidos no Discovery Channel.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …