Tsunami massivo atingiu o sul da China em 1076 (e causou um “drástico declínio cultural”)

Chris Wren, Kenn Brown / mondoart.net

Um grande tsunami atingiu a costa sul da China em 1076, causando “um drástico declínio cultural”, dizem cientistas chineses, num estudo com implicações para uma região densamente povoada com várias usinas nucleares costeiras.

Há um crescente corpo de evidências científicas que sugerem que um terremoto na Fossa de Manila enviou uma parede de água para o que hoje é a província chinesa de Guangdong há cerca de mil anos.

Agora, os cientistas acreditam que chegaram ao ano exato deste fenómeno – 1076 – e dizem que os novos dados devem alertar sobre se está a ser feito o suficiente para se defender contra os futuros tsunamis.

“Este estudo confirma o risco de tsunamis no Mar do Sul da China“, escreveram as equipas da Universidade de Ciência e Tecnologia e da Universidade Normal do Leste da China escreveram na edição de janeiro do Chinese Science Bulletin. “Tal risco deve ser considerado no planeamento futuro e na construção de usinas nucleares, portos e estruturas de reserva de petróleo no litoral da China”.

Várias usinas nucleares estão localizadas na costa sul da China, incluindo em Fuqing, Daya Bay e uma fábrica em aberto em Taishan. A área mais ampla é também uma das regiões mais densamente povoadas do mundo e inclui várias grandes cidades costeiras, como Hong Kong, Macau, Xiamen e Quanzhou.

A vulnerabilidade das usinas nucleares a eventos sísmicos tornou-se uma das principais preocupações desde que um terremoto de 2011 e o tsunami subsequente afetaram a usina japonesa de Fukushima, o pior acidente nuclear desde Chernobyl.

A equipa de investigadores chinesa encontrou evidências de uma onda histórica destrutiva na ilha de Dongdao, localizada no meio do Mar do Sul da China, em 2013. Os cientistas descobriram rochas e corais que tinham sido movidos a 200 metros da costa e concluíram que apenas uma grande força da água o poderia ter feito.

Outra equipa encontrou fragmentos de cerâmicas em sedimentos de tsunamis da dinastia Song (960-1279) na ilha de Nan’ao, a cerca de 250 quilómetros da costa leste de Hong Kong. O professor Gao Shu, da Universidade Normal do Leste da China, disse à agência Xinhua que a ponta sudeste da ilha costumava ser uma cidade com fornos oficiais para fazer porcelana.

Os investigadores tiveram algumas dificuldades em encontrar artefactos arqueológicos após a onda suspeita até a dinastia Ming. Alem disso, também encontraram um naufrágio com 20 mil moedas por volta do tempo que o tsunami poderá ter acontecido. “Esta evidência cultural indica um drástico declínio cultural causado pelo tsunami”, escreveram os cientistas.

A China começou a recolher dados no Mar da China Meridional sobre possíveis ameaças de tsunami, implantando bóias de aviso antecipado na Fossa de Manila no ano passado.

ZAP // Phys

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Caro,
      Creio que estas diferenças ortográficas foram abolidas na Reforma Ortográfica. Pois todos nós falamos um só idioma. Sou brasileiro orgulhoso da língua portuguesa.

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …