Trump considera que está a ser vítima de um golpe de Estado

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente norte-americano considerou, na noite desta terça-feira, que o processo de destituição que o ameaça é um golpe de Estado.

No Twitter, Donald Trump escreveu: “Cheguei à conclusão que o que está em vias de acontecer não é um impeachment [destituição]. É um GOLPE DE ESTADO, destinado a tirar o poder das pessoas, do seu VOTO, das suas liberdades, da sua Segunda Emenda, Religião, Forças Armadas, Muro das Fronteiras e os seus direitos dados por Deus como Cidadãos dos Estados Unidos da América!”.

Esta afirmação do Presidente norte-americano culmina uma série de ataques generalizados que tem feito nos últimos dias à oposição democrata.

Na segunda-feira, Trump sugeriu que o congressista que supervisiona o processo para a sua destituição, Adam Schiff, devia ser “preso por traição” e voltou a repetir que tudo não passa de uma “caça às bruxas”.

Na semana passada, o republicano também ameaçou retaliar contra os informadores que alertaram para o seu telefonema com o Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, dizendo que devem ser tratados como espiões.

“Quero saber quem foi que deu a informação ao denunciante, porque são quase espiões. Sabem o que se costumava fazer aos espiões nos bons velhos tempos, não sabem? Era diferente do que se faz agora”, concluiu o Presidente norte-americano em tom ameaçador.

A Câmara dos Representantes já está a trabalhar na elaboração dos artigos para a destituição do Presidente, que precisam de uma maioria simples para serem encaminhados para o Senado (dominado pelo Partido Republicano), onde terão de ser aprovados por uma maioria de dois terços, ou seja, seria preciso que 20 republicanos votassem contra o Presidente.

Em causa está precisamente a pressão de Trump junto do Presidente Zelenski para que investigasse a empresa do filho de Joe Biden neste país do leste europeu, em troca de financiamento e apoio militar.

Os democratas consideram que o chefe de Estado usou o seu cargo presidencial para pressionar o seu homólogo ucraniano a prejudicar um adversário político, dizendo que isso se enquadra na tipologia de “crimes e delitos graves” que podem levar a um processo de destituição.

Em toda a história dos EUA, nunca houve um Presidente destituído. Apenas dois chefes de Estado enfrentaram esta medida — Bill Clinton em 1998 e Andrew Johnson em 1868 — tendo ambos sido absolvidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …