/

Trump vai reconhecer Jerusalém como capital de Israel

2

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

O presidente norte-americano, Donald Trump, telefonou ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, para o informar da intenção de transferir a embaixada dos Estados Unidos em Israel de Telavive para Jerusalém.

Nabil Abu Rudeina, o porta-voz, acrescentou que Abbas advertiu Trump para “as consequências perigosas” de uma tal decisão para os esforços de paz para o Médio Oriente e para a segurança e estabilidade na região e no mundo. Rudeina não disse se Trump comunicou a Abbas uma data para a transferência.

Os palestinianos querem que Jerusalém-leste, anexada por Israel em 1967, seja a capital de um futuro Estado da Palestina.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.

Donald Trump telefonou também ao rei da Jordânia, Abdullah II, para o informar da intenção, anunciou o palácio real.

A Jordânia é o guardião dos locais santos muçulmanos de Jerusalém.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, Donald Trump vai telefonar também ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e a outros dirigentes mundiais, que não identificou.

// Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.