Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

Michael Reynolds / EPA

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira entre a Síria e a Turquia, afirmou que prefere “muito mais” focar-se na “fronteira a sul, que faz parte dos Estados Unidos da América”.

“E a propósito, os números baixaram imenso e o MURO está a ser construído!”, afirmou ainda Donald Trump, citado pelo Expresso na terça-feira.

A retirada das tropas norte-americanas daquele território abriu o caminho à atual ofensiva do Presidente turco Recep Tayyip Erdogan contra os curdos (que já matou dezenas de combatentes e civis, apontando a Vanity Fair para 81 dos primeiros e 60 dos segundos).

Esta não é a primeira vez que o Presidente norte-americano faz a associação entre os mexicanos e o terrorismo. Em março, segundo o Washington Post, Donald Trump estava a considerar designar os cartéis de droga do país vizinho como terroristas. O seu discurso público sobre a emigração tem identificado a emigração ilegal do México com as atividades dos gangues criminosos desde o dia em que lançou a sua campanha presidencial, em 2015.

Em relação ao Daesh, disse que o facto de centenas de membros desse grupo que eram prisioneiros dos curdos terem conseguido fugir após a Turquia lançar o seu ataque não é um problema, pois muitos deles deslocar-se-ão para a Europa, de onde são originários, não para os EUA.

E acrescentou: “Após derrotar 100% do Califado, retirei largamente as nossas tropas da Síria. Deixem a Síria e Assad proteger os curdos e lutar com a Turquia pela sua própria terra. Disse aos meus generais, por que é que devemos lutar pela Síria e Assad para proteger a terra do nosso inimigo?”.

Tendo há dias chamado aos curdos – que lutaram ao lado dos EUA contra o Daesh durante anos e sofreram 11 mil baixas – “gente especial e combatentes maravilhosos”, garantindo que de modo algum os tinha abandonado, agora explicou: “Quem quiser ajudar a Síria a proteger os curdos está bem para mim, seja a Rússia, a China, ou Napoleão Bonaparte. Espero que se saiam muito bem, estamos a 7000 milhas (11.265 quilómetros) de distância”.

ZAP // //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que esta deve de ser mais uma infeliz declaração tirada de algum discurso repleto de ódio, xenofobia, incompetência governativa evidente, estúpida prepotência ditatorial : cada vez mais se chega a conclusão, que por as suas lamentáveis prestações cénicas e discursos megalomaníacos, este Sr. deve sofrer de distúrbio mental grave. Um perigo para a Paz Mundial, já bem fragilizada !………. O pior é que gente como esta perigosa criatura, ocupam cargos Presidenciais em várias partes do Mundo, eleitos por uma parte de população igualmente doentia !…existe armamento nuclear suficiente para aniquilar a raça humana da superficie deste Planeta, e estes Psicopatas tem esse poder na mão ! dá que se preocupar !…não acham ???

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …