Trump pressiona reabertura de escolas apesar do crescimento de casos de covid-19 nos EUA

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometeu exercer pressão sobre os estados para reabrir as escolas neste outono, apesar do aumento do número de casos de covid-19 em várias regiões do país.

“Vamos pressionar os governadores e todo o mundo para abrir as escolas”, disse Trump  na tarde de terça-feira, na Casa Branca. “Abram no outono. Queremos que as suas escolas sejam abertas”, afirmou, durante uma mesa redonda onde estavam presentes a primeira-dama, Melania Trump, funcionários do Governo e professores.

Apesar dos comentários de Trump, altos funcionários do Governo indicaram aos jornalistas na manhã de terça-feira que a decisão de reabrir escolas públicas é uma decisão local, noticiou na terça-feira a NPR.

“O nosso objetivo agora é trabalhar de mãos dadas com as jurisdições locais para ajudá-las a ver a melhor forma de reabrir as escolas de maneira segura e voltar para onde realmente preferiríamos estar na primavera deste ano, que era ter a componente educacional ativa disponível para os alunos”, referiu um desses funcionários.

Na segunda-feira, Trump publicou no Twitter que as escolas devem ser abertas. No entanto, durante o evento de terça-feira, sublinhou que não quer ver a questão politizada. “Esperamos que a maioria das escolas seja aberta. Não queremos que as pessoas façam declarações políticas ou o façam por razões políticas. Eles [governadores] acham que será bom para eles politicamente, então mantêm as escolas fechadas. De jeito nenhum”, frisou.

Não é a primeira vez que Trump vincula a reabertura de escolas a intenções políticas. Noutra publicação no Twitter, escreveu que o candidato democrata Joe Biden não quer que as escolas abram no outono por “razões políticas”.

As autoridades do Governo reconheceram o risco de os estudantes transmitirem o vírus para populações mais vulneráveis, mas enfatizaram que o encerramento das escolas prejudica “os serviços críticos para as crianças e as suas famílias”.

Manuel de Almeida / Lusa

O Governo garantiu que partilharia com os estados as “melhores práticas” para a reabertura, de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mas não avançaram medidas concretas para mitigar os riscos.

Durante a reunião, a primeira-dama enfatizou a experiência holística da escola que as crianças perderam durante a pandemia. “Quando as crianças estão fora da escola, perdem mais do que apenas tempo na sala de aula”, frisou. “Estão a perder o riso dos seus amigos, a aprendizagem com os professores e a alegria dos intervalos e da brincadeira”.

Grupos de educação do país pediram 200 mil milhões de dólares (cerca de 177 mil milhões de euros) em financiamento federal para reabrir com segurança e organizar os orçamentos estaduais. Até agora, 3,5 mil milhões (aproximadamente 3,1 mil milhões de euros) foram destinados à educação básica.

O Senado, controlado pelos republicanos, não aceitou um projeto de lei aprovado pelos democratas da Câmara, que alocaria centenas de mil milhões ao valor total.

O encerramento das escolas nesta primavera teve um custo económico, com muitos pais a trabalhar em casa e os seus filhos ter aulas ‘online’. Em orientações divulgadas na semana passada, a Academia Americana de Pediatria pediu que as crianças voltassem para as salas de aula neste outono.

O esforço para reabrir as escolas segue os novos regulamentos divulgados pela Imigração e Alfândega dos EUA, nos quais os estudantes estrangeiros com aulas ‘online’ não podem permanecer no país, forçando as escolas a ponderar o risco de realizar aulas presenciais devido à perda desses alunos.

Trump criticou ainda a Universidade de Harvard pelo anúncio que a entidade fez na segunda-feira, indicando que todas as aulas a partir de outono serão ‘online’. “Acho ridículo”, comentou. “Acho que é uma saída fácil, e eles devem ter vergonha de si mesmos”, frisou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …