Trump pressiona reabertura de escolas apesar do crescimento de casos de covid-19 nos EUA

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometeu exercer pressão sobre os estados para reabrir as escolas neste outono, apesar do aumento do número de casos de covid-19 em várias regiões do país.

“Vamos pressionar os governadores e todo o mundo para abrir as escolas”, disse Trump  na tarde de terça-feira, na Casa Branca. “Abram no outono. Queremos que as suas escolas sejam abertas”, afirmou, durante uma mesa redonda onde estavam presentes a primeira-dama, Melania Trump, funcionários do Governo e professores.

Apesar dos comentários de Trump, altos funcionários do Governo indicaram aos jornalistas na manhã de terça-feira que a decisão de reabrir escolas públicas é uma decisão local, noticiou na terça-feira a NPR.

“O nosso objetivo agora é trabalhar de mãos dadas com as jurisdições locais para ajudá-las a ver a melhor forma de reabrir as escolas de maneira segura e voltar para onde realmente preferiríamos estar na primavera deste ano, que era ter a componente educacional ativa disponível para os alunos”, referiu um desses funcionários.

Na segunda-feira, Trump publicou no Twitter que as escolas devem ser abertas. No entanto, durante o evento de terça-feira, sublinhou que não quer ver a questão politizada. “Esperamos que a maioria das escolas seja aberta. Não queremos que as pessoas façam declarações políticas ou o façam por razões políticas. Eles [governadores] acham que será bom para eles politicamente, então mantêm as escolas fechadas. De jeito nenhum”, frisou.

Não é a primeira vez que Trump vincula a reabertura de escolas a intenções políticas. Noutra publicação no Twitter, escreveu que o candidato democrata Joe Biden não quer que as escolas abram no outono por “razões políticas”.

As autoridades do Governo reconheceram o risco de os estudantes transmitirem o vírus para populações mais vulneráveis, mas enfatizaram que o encerramento das escolas prejudica “os serviços críticos para as crianças e as suas famílias”.

Manuel de Almeida / Lusa

O Governo garantiu que partilharia com os estados as “melhores práticas” para a reabertura, de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mas não avançaram medidas concretas para mitigar os riscos.

Durante a reunião, a primeira-dama enfatizou a experiência holística da escola que as crianças perderam durante a pandemia. “Quando as crianças estão fora da escola, perdem mais do que apenas tempo na sala de aula”, frisou. “Estão a perder o riso dos seus amigos, a aprendizagem com os professores e a alegria dos intervalos e da brincadeira”.

Grupos de educação do país pediram 200 mil milhões de dólares (cerca de 177 mil milhões de euros) em financiamento federal para reabrir com segurança e organizar os orçamentos estaduais. Até agora, 3,5 mil milhões (aproximadamente 3,1 mil milhões de euros) foram destinados à educação básica.

O Senado, controlado pelos republicanos, não aceitou um projeto de lei aprovado pelos democratas da Câmara, que alocaria centenas de mil milhões ao valor total.

O encerramento das escolas nesta primavera teve um custo económico, com muitos pais a trabalhar em casa e os seus filhos ter aulas ‘online’. Em orientações divulgadas na semana passada, a Academia Americana de Pediatria pediu que as crianças voltassem para as salas de aula neste outono.

O esforço para reabrir as escolas segue os novos regulamentos divulgados pela Imigração e Alfândega dos EUA, nos quais os estudantes estrangeiros com aulas ‘online’ não podem permanecer no país, forçando as escolas a ponderar o risco de realizar aulas presenciais devido à perda desses alunos.

Trump criticou ainda a Universidade de Harvard pelo anúncio que a entidade fez na segunda-feira, indicando que todas as aulas a partir de outono serão ‘online’. “Acho ridículo”, comentou. “Acho que é uma saída fácil, e eles devem ter vergonha de si mesmos”, frisou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …