Trump pressiona reabertura de escolas apesar do crescimento de casos de covid-19 nos EUA

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometeu exercer pressão sobre os estados para reabrir as escolas neste outono, apesar do aumento do número de casos de covid-19 em várias regiões do país.

“Vamos pressionar os governadores e todo o mundo para abrir as escolas”, disse Trump  na tarde de terça-feira, na Casa Branca. “Abram no outono. Queremos que as suas escolas sejam abertas”, afirmou, durante uma mesa redonda onde estavam presentes a primeira-dama, Melania Trump, funcionários do Governo e professores.

Apesar dos comentários de Trump, altos funcionários do Governo indicaram aos jornalistas na manhã de terça-feira que a decisão de reabrir escolas públicas é uma decisão local, noticiou na terça-feira a NPR.

“O nosso objetivo agora é trabalhar de mãos dadas com as jurisdições locais para ajudá-las a ver a melhor forma de reabrir as escolas de maneira segura e voltar para onde realmente preferiríamos estar na primavera deste ano, que era ter a componente educacional ativa disponível para os alunos”, referiu um desses funcionários.

Na segunda-feira, Trump publicou no Twitter que as escolas devem ser abertas. No entanto, durante o evento de terça-feira, sublinhou que não quer ver a questão politizada. “Esperamos que a maioria das escolas seja aberta. Não queremos que as pessoas façam declarações políticas ou o façam por razões políticas. Eles [governadores] acham que será bom para eles politicamente, então mantêm as escolas fechadas. De jeito nenhum”, frisou.

Não é a primeira vez que Trump vincula a reabertura de escolas a intenções políticas. Noutra publicação no Twitter, escreveu que o candidato democrata Joe Biden não quer que as escolas abram no outono por “razões políticas”.

As autoridades do Governo reconheceram o risco de os estudantes transmitirem o vírus para populações mais vulneráveis, mas enfatizaram que o encerramento das escolas prejudica “os serviços críticos para as crianças e as suas famílias”.

Manuel de Almeida / Lusa

O Governo garantiu que partilharia com os estados as “melhores práticas” para a reabertura, de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mas não avançaram medidas concretas para mitigar os riscos.

Durante a reunião, a primeira-dama enfatizou a experiência holística da escola que as crianças perderam durante a pandemia. “Quando as crianças estão fora da escola, perdem mais do que apenas tempo na sala de aula”, frisou. “Estão a perder o riso dos seus amigos, a aprendizagem com os professores e a alegria dos intervalos e da brincadeira”.

Grupos de educação do país pediram 200 mil milhões de dólares (cerca de 177 mil milhões de euros) em financiamento federal para reabrir com segurança e organizar os orçamentos estaduais. Até agora, 3,5 mil milhões (aproximadamente 3,1 mil milhões de euros) foram destinados à educação básica.

O Senado, controlado pelos republicanos, não aceitou um projeto de lei aprovado pelos democratas da Câmara, que alocaria centenas de mil milhões ao valor total.

O encerramento das escolas nesta primavera teve um custo económico, com muitos pais a trabalhar em casa e os seus filhos ter aulas ‘online’. Em orientações divulgadas na semana passada, a Academia Americana de Pediatria pediu que as crianças voltassem para as salas de aula neste outono.

O esforço para reabrir as escolas segue os novos regulamentos divulgados pela Imigração e Alfândega dos EUA, nos quais os estudantes estrangeiros com aulas ‘online’ não podem permanecer no país, forçando as escolas a ponderar o risco de realizar aulas presenciais devido à perda desses alunos.

Trump criticou ainda a Universidade de Harvard pelo anúncio que a entidade fez na segunda-feira, indicando que todas as aulas a partir de outono serão ‘online’. “Acho ridículo”, comentou. “Acho que é uma saída fácil, e eles devem ter vergonha de si mesmos”, frisou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …