Trump quer anular 70% dos decretos de Obama

Michael Reynolds / EPA

Depois de tomar posse, o presidente eleito dos EUA Donald Trump deverá anular até 70% dos decretos aprovados pelo actual presidente Barack Obama, declarou este domingo o republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes e membro da equipa de transição de Trump,

“Cerca de 60 ou 70% dos decretos de Barack Obama vão ser anulados por Trump”, revelou Newt Gingrich em entrevista à Fox News.

Segundo Gingrich, a anulação da maior parte das medidas de Obama exige apenas “pequenas formalidades jurídicas e juristas inteligentes capazes de fazê-lo”.

O ex-presidente da Câmara dos Representantes qualificou as últimas ações de Barack Obama de um “frenesi de desespero”, comparando o seu legado a uma “boneca insuflável que perdeu o ar e está encolhendo cada vez mais”.

Segundo Gingrich, o actual presidente norte-americano está a lançar uma série de medidas “apenas para distrair Donald Trump” enquanto o próximo presidente está a trabalhar com os republicanos para “anular os decretos de Barack Obama“.

A promessa de anular decretos de Obama foi feita por Trump em diversas ocasiões durante sua campanha – em particular a reforma de saúde e as restrições à extracção de hidrocarbonetos, medidas emblemáticas aprovadas pelo actual presidente americano ao longo de seus dois mandatos.

A posse de Donald Trump como Presidente dos EUA está marcada para 20 de janeiro.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que este estrunfe vai conseguir mais, vai anular os USA (e deita fora) e entregá-los ao russo ( tipo de burro algarvio muito apreciado pelos ciganos) putinho e ao Bibi de israel que é o chefe dum povo de Deus que mais cara e atitudes de diabo tem.

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …