Trump quer anular 70% dos decretos de Obama

Michael Reynolds / EPA

Depois de tomar posse, o presidente eleito dos EUA Donald Trump deverá anular até 70% dos decretos aprovados pelo actual presidente Barack Obama, declarou este domingo o republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes e membro da equipa de transição de Trump,

“Cerca de 60 ou 70% dos decretos de Barack Obama vão ser anulados por Trump”, revelou Newt Gingrich em entrevista à Fox News.

Segundo Gingrich, a anulação da maior parte das medidas de Obama exige apenas “pequenas formalidades jurídicas e juristas inteligentes capazes de fazê-lo”.

O ex-presidente da Câmara dos Representantes qualificou as últimas ações de Barack Obama de um “frenesi de desespero”, comparando o seu legado a uma “boneca insuflável que perdeu o ar e está encolhendo cada vez mais”.

Segundo Gingrich, o actual presidente norte-americano está a lançar uma série de medidas “apenas para distrair Donald Trump” enquanto o próximo presidente está a trabalhar com os republicanos para “anular os decretos de Barack Obama“.

A promessa de anular decretos de Obama foi feita por Trump em diversas ocasiões durante sua campanha – em particular a reforma de saúde e as restrições à extracção de hidrocarbonetos, medidas emblemáticas aprovadas pelo actual presidente americano ao longo de seus dois mandatos.

A posse de Donald Trump como Presidente dos EUA está marcada para 20 de janeiro.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que este estrunfe vai conseguir mais, vai anular os USA (e deita fora) e entregá-los ao russo ( tipo de burro algarvio muito apreciado pelos ciganos) putinho e ao Bibi de israel que é o chefe dum povo de Deus que mais cara e atitudes de diabo tem.

RESPONDER

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …