Trump e Putin reuniram por telefone e falaram sobre armas nucleares e covid-19

Heikki Saukkomaa / Lehtikuva Handout / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin

Os Presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, debateram hoje por telefone temas atuais da estabilidade estratégica e o controlo de armamento, anunciou o Kremlin em comunicado.

“Foi abordado de forma detalhada o problema da estabilidade estratégica e o controlo de armas, tendo em consideração a responsabilidade especial da Rússia e dos Estados Unidos na manutenção da paz e da segurança a nível internacional”, indicou a Presidência russa.

Segundo o Kremlin, as partes confirmaram a importância das consultas bilaterais sobre estes temas, incluindo as relacionadas com o acordo nuclear STAR III, que expira em 2021.

A 8 de abril, quando se cumpriram dez anos do tratado desde a sua assinatura em Praga pelos então Presidentes russo, Dmitri Medvedev, e norte-americano, Barack Obama, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia declarou que considerava “imprescindível” manter este acordo e expressou confiança em receber uma resposta “pronta e positiva” de Washington.

O Presidente russo, Vladimir Putin, também sugeriu em dezembro passado prolongar a sua vigência “sem qualquer género de condições prévias”.

Os líderes da Rússia e dos Estados Unidos também abordaram a situação em torno do acordo nuclear de 2015 com o Irão, e assinalaram a importância dos “esforços coletivos para apoiar a estabilidade regional e o regime global de não proliferação nuclear”.

Para mais, Putin e Trump também debateram as trocas comerciais e económicas entre os dois países, e elogiaram a cooperação mútua na luta contra o novo coronavírus.

Em particular, os dois chefes de Estado também se felicitaram por ocasião do 45.º aniversário do programa espacial Soyuz-Apollo, o primeiro projeto conjunto entre os dois países no espaço.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …