Trump propôs “vender” Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Yuri Gripas/ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs “alienar” ou “vender” a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017.

“As ideias inicias do Presidente [sobre o assunto] foram mais as de um homem do negócios”, começou por dizer Duke em entrevista ao jornal The New York Times.

“Podemos externalizar eletricidade? Vender a ilha? Vocês sabem, desinvestir deste ativo?”, terá dito o Presidente norte-americano, segundo relato de Duke, que frisa que estas sugestões nunca foram consideradas ou discutidas seriamente.

Duke considera ainda que a resposta do Governo natural ao desastre natural, que matou mais de 3.000 pessoas, foi uma “fonte de deceção”.

A antiga funcionária da Casa Branca garante que, antes do furacão atingir a ilha, pediu que fosse declarado estado de emergência do território, mas o então diretor de orçamento de Donald Trump, Mick Mulvaney, recusou declarar o alerta.

“Pára de ser tão emocional (…) Não é sobre pessoas, é sobre dinheiro“, terá dito Mulvaney, que negou ter feito estas declarações, sublinha o diário norte-americano.

Na mesma entrevista, Duke, que deixou a administração norte-americana em fevereiro de 2018, afirma que o Governo se move por ideologias em vez de deliberação, acrescentando que o Presidente usa uma linguagem “repleta de ódio, ira e [sentimentos] de divisão”.

A antiga funcionária diz ainda que não sabe se votará em Trump nas próximas eleições presidenciais, que se realizam a 3 de novembro de 2020.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como pode vender algo que não é dele?
    Porto Rico é um Estado Associado dos EUA, não é um Estado americano.
    Por interesses americanos, foram dados direitos idênticos aos cidadãos Porto Riquenhos a troco de “carne para canhão” numa altura em que se desenrolava a guerra com o Vietname.

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …