/

Trump propôs “vender” Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

2

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs “alienar” ou “vender” a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017.

“As ideias inicias do Presidente [sobre o assunto] foram mais as de um homem do negócios”, começou por dizer Duke em entrevista ao jornal The New York Times.

“Podemos externalizar eletricidade? Vender a ilha? Vocês sabem, desinvestir deste ativo?”, terá dito o Presidente norte-americano, segundo relato de Duke, que frisa que estas sugestões nunca foram consideradas ou discutidas seriamente.

Duke considera ainda que a resposta do Governo natural ao desastre natural, que matou mais de 3.000 pessoas, foi uma “fonte de deceção”.

A antiga funcionária da Casa Branca garante que, antes do furacão atingir a ilha, pediu que fosse declarado estado de emergência do território, mas o então diretor de orçamento de Donald Trump, Mick Mulvaney, recusou declarar o alerta.

“Pára de ser tão emocional (…) Não é sobre pessoas, é sobre dinheiro“, terá dito Mulvaney, que negou ter feito estas declarações, sublinha o diário norte-americano.

Na mesma entrevista, Duke, que deixou a administração norte-americana em fevereiro de 2018, afirma que o Governo se move por ideologias em vez de deliberação, acrescentando que o Presidente usa uma linguagem “repleta de ódio, ira e [sentimentos] de divisão”.

A antiga funcionária diz ainda que não sabe se votará em Trump nas próximas eleições presidenciais, que se realizam a 3 de novembro de 2020.

ZAP //

 

 

 

2 Comments

  1. Como pode vender algo que não é dele?
    Porto Rico é um Estado Associado dos EUA, não é um Estado americano.
    Por interesses americanos, foram dados direitos idênticos aos cidadãos Porto Riquenhos a troco de “carne para canhão” numa altura em que se desenrolava a guerra com o Vietname.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.