/

Trump pediu ao Pentágono uma parada militar para mostrar o seu poder

1

gageskidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos inspirou-se no exemplo francês para pedir ao Pentágono um desfile para mostrar o poder militar dos EUA.

Donald Trump pediu ao Pentágono para organizar uma parada militar em Washington, com o intuito de exibir o poder militar do país e cultivar a imagem do comandante-chefe dos EUA, avançou o Washington Post.

Segundo o Público, o pedido foi feito numa reunião com o Pentágono, no dia 18 de janeiro. Trump já defendia a ideia de um desfile militar antes até da sua eleição, mas na reunião declarou-se impressionado com o desfile militar francês do dia 14 de Julho, quando foi recebido pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

Nesse dia comemora-se em França o Dia Nacional, que celebra a tomada da Bastilha, o ponto de viragem da revolução francesa com uma parada militar, a mais antiga e a maior de toda a Europa.

Donald Trump pediu, segundo o jornal, “uma parada igual” à que se concretiza todos os anos em Paris. A notícia já foi confirmada pela Casa Branca e pelo Pentágono, ressalvando, porém, que a ideia ainda está em fase embrionária.

“O Presidente Trump é um forte apoiante dos elementos das Forças Armadas da América, que arriscam as suas vidas todos os dias para manter o país seguro. Ele pediu ao Departamento de Defesa para considerar uma celebração em que todos os americanos possam mostrar o seu orgulho”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A última parada militar, nos Estados Unidos, aconteceu há quase 27 anos. Nessa altura, o Presidente era George Bush e festejava-se a vitória na Guerra do Golfo, travada entre os EUA e o Iraque, contra as forças armadas de Saddam Hussein.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.