Trump é “narcisista” e “absurdo”, dizem governantes. “Não falam assim comigo”, responde Presidente dos EUA

Erik S. Lesser / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom “horrível” das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um “absurdo”.

“Achei que a declaração da primeira-ministra sobre a ideia ser um ‘absurdo’ era horrível, bastava dizer que não estão interessados, foi inapropriado”, disse o Presidente norte-americano no relvado dos jardins da Casa Branca: “Eles não podem dizer que é um absurdo”, acrescentou.

“Não podem tratar os EUA como nos trataram quando [Barack] Obama era Presidente. Foi uma má maneira. Podiam simplesmente ter dito que não”, afirmou Donald Trump, lembrando que a ideia de comprar a Gronelândia não é uma novidade.

E acrescentou: “Ela [a primeira-ministra da Dinamarca] podia simplesmente ter dito:’‘Não, da nossa parte não vai dar’. É que ela não está a falar comigo, ela está a falar com os Estados Unidos da América. Não podem dizer: ‘Que absurdo'”.

“Harry Truman teve a ideia, eu tive a ideia, outros tiveram a ideia, mas o tema está presente desde o princípio de 1900, era uma boa ideia porque a Dinamarca está a perder 700 milhões de dólares por ano com a Gronelândia, e isso não lhes faz bem nenhum, mas bastava dizerem que não [à proposta de compra do território], e não dizer que era uma ideia absurda, porque ela não está a falar comigo, está a falar com os EUA, e não se fala com os EUA dessa maneira, pelo menos comigo [na Presidência]”, concluiu.

As declarações de Donald Trump surgiram em resposta aos comentários da primeira-ministra da Dinamarca, que se mostrou “contrariada” com o cancelamento da visita do Presidente norte-americano, mas rejeitou a ideia de uma crise entre os dois países.

“Estou obviamente contrariada e surpreendida com o cancelamento da visita de estado do Presidente dos EUA”, disse Mette Frederiksen em conferência de imprensa. Mas “a Dinamarca e os Estados Unidos não estão em crise”, indicou, salientando que o convite do reino escandinavo “permanece válido”.

Alguns ex-governantes dinamarqueses foram mais expansivos a comentar a pretensão anunciada por Donald Trump. “Então, pelos vistos, o Presidente dos EUA cancelou a visita dele à Dinamarca porque não há interesse em discutir a venda da Gronelândia. Isto é alguma brincadeira? É um enorme insulto ao povo da Gronelândia e da Dinamarca”, escreveu Helle Thorning-Schmidt, ex-primeira-ministra.

Ainda mais incisivo foi o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Villy Søvndal, que disse que tudo isto “confirma que Donald Trump é um palerma narcisista”. “Se ele fosse um palhaço num circo, talvez poderíamos considerar tudo isto como bom entretenimento. O problema é que ele é o Presidente da nação mais poderosa do mundo”, referiu.

A Casa Branca anunciou terça-feira à noite que a visita de Donald Trump à Dinamarca, agendada para os dias 02 e 03 de setembro, tinha sido cancelada.

Na semana passada, a imprensa norte-americana revelou que Donald Trump tinha perguntado sobre a possibilidade de os EUA comprarem a Gronelândia, um vasto território autónomo dinamarquês com cerca de 56 mil habitantes.

Donald Trump, em seguida, colocou uma série de mensagens no Twitter a confirmar o seu interesse na ilha gelada do Ártico, desencadeando reações, entre indignação e estupefação, na Gronelândia e na Dinamarca. A própria chefe do Governo dinamarquês qualificou a ideia do Presidente dos EUA como “absurda”.

News Oresund / Flickr

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen

Na quarta-feira, Donald Trump afirmou que “a Dinamarca é um país muito especial, com pessoas incríveis”.

Porém, “com os comentários da primeira-ministra [da Dinamarca], Mette Frederiksen, de que não teria interesse em discutir a compra da Gronelândia, vou adiar a nossa reunião programada para daqui a duas semanas para outro momento”, anunciou o Presidente norte-americano.

A casa real dinamarquesa, que fez o convite para a visita de Donald Trump, expressou “surpresa” no anúncio do cancelamento da sua viagem.

A Comissão Europeia manifestou na quarta-feira o seu apoio à recusa dos governos da Dinamarca e da Gronelândia na venda desta região autónoma aos EUA.

“A Comissão defende na totalidade e apoia a posição que foi expressa, tanto pela primeira-ministra da Dinamarca, como pelo governo da Gronelândia”, disse a porta-voz do executivo comunitário Natasha Bertaud, na conferência de imprensa diária daquela instituição, em Bruxelas, quando questionada sobre as notícias conhecidas esta quarta-feira.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …