Trump é “narcisista” e “absurdo”, dizem governantes. “Não falam assim comigo”, responde Presidente dos EUA

Erik S. Lesser / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom “horrível” das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um “absurdo”.

“Achei que a declaração da primeira-ministra sobre a ideia ser um ‘absurdo’ era horrível, bastava dizer que não estão interessados, foi inapropriado”, disse o Presidente norte-americano no relvado dos jardins da Casa Branca: “Eles não podem dizer que é um absurdo”, acrescentou.

“Não podem tratar os EUA como nos trataram quando [Barack] Obama era Presidente. Foi uma má maneira. Podiam simplesmente ter dito que não”, afirmou Donald Trump, lembrando que a ideia de comprar a Gronelândia não é uma novidade.

E acrescentou: “Ela [a primeira-ministra da Dinamarca] podia simplesmente ter dito:’‘Não, da nossa parte não vai dar’. É que ela não está a falar comigo, ela está a falar com os Estados Unidos da América. Não podem dizer: ‘Que absurdo'”.

“Harry Truman teve a ideia, eu tive a ideia, outros tiveram a ideia, mas o tema está presente desde o princípio de 1900, era uma boa ideia porque a Dinamarca está a perder 700 milhões de dólares por ano com a Gronelândia, e isso não lhes faz bem nenhum, mas bastava dizerem que não [à proposta de compra do território], e não dizer que era uma ideia absurda, porque ela não está a falar comigo, está a falar com os EUA, e não se fala com os EUA dessa maneira, pelo menos comigo [na Presidência]”, concluiu.

As declarações de Donald Trump surgiram em resposta aos comentários da primeira-ministra da Dinamarca, que se mostrou “contrariada” com o cancelamento da visita do Presidente norte-americano, mas rejeitou a ideia de uma crise entre os dois países.

“Estou obviamente contrariada e surpreendida com o cancelamento da visita de estado do Presidente dos EUA”, disse Mette Frederiksen em conferência de imprensa. Mas “a Dinamarca e os Estados Unidos não estão em crise”, indicou, salientando que o convite do reino escandinavo “permanece válido”.

Alguns ex-governantes dinamarqueses foram mais expansivos a comentar a pretensão anunciada por Donald Trump. “Então, pelos vistos, o Presidente dos EUA cancelou a visita dele à Dinamarca porque não há interesse em discutir a venda da Gronelândia. Isto é alguma brincadeira? É um enorme insulto ao povo da Gronelândia e da Dinamarca”, escreveu Helle Thorning-Schmidt, ex-primeira-ministra.

Ainda mais incisivo foi o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Villy Søvndal, que disse que tudo isto “confirma que Donald Trump é um palerma narcisista”. “Se ele fosse um palhaço num circo, talvez poderíamos considerar tudo isto como bom entretenimento. O problema é que ele é o Presidente da nação mais poderosa do mundo”, referiu.

A Casa Branca anunciou terça-feira à noite que a visita de Donald Trump à Dinamarca, agendada para os dias 02 e 03 de setembro, tinha sido cancelada.

Na semana passada, a imprensa norte-americana revelou que Donald Trump tinha perguntado sobre a possibilidade de os EUA comprarem a Gronelândia, um vasto território autónomo dinamarquês com cerca de 56 mil habitantes.

Donald Trump, em seguida, colocou uma série de mensagens no Twitter a confirmar o seu interesse na ilha gelada do Ártico, desencadeando reações, entre indignação e estupefação, na Gronelândia e na Dinamarca. A própria chefe do Governo dinamarquês qualificou a ideia do Presidente dos EUA como “absurda”.

News Oresund / Flickr

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen

Na quarta-feira, Donald Trump afirmou que “a Dinamarca é um país muito especial, com pessoas incríveis”.

Porém, “com os comentários da primeira-ministra [da Dinamarca], Mette Frederiksen, de que não teria interesse em discutir a compra da Gronelândia, vou adiar a nossa reunião programada para daqui a duas semanas para outro momento”, anunciou o Presidente norte-americano.

A casa real dinamarquesa, que fez o convite para a visita de Donald Trump, expressou “surpresa” no anúncio do cancelamento da sua viagem.

A Comissão Europeia manifestou na quarta-feira o seu apoio à recusa dos governos da Dinamarca e da Gronelândia na venda desta região autónoma aos EUA.

“A Comissão defende na totalidade e apoia a posição que foi expressa, tanto pela primeira-ministra da Dinamarca, como pelo governo da Gronelândia”, disse a porta-voz do executivo comunitário Natasha Bertaud, na conferência de imprensa diária daquela instituição, em Bruxelas, quando questionada sobre as notícias conhecidas esta quarta-feira.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …