Trump diz que não quer adiar eleições, mas insiste em risco de fraude

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos esclareceu, esta quinta-feira, que não quer adiar as eleições Presidenciais, agendadas para novembro deste ano, depois de o ter sugerido no Twitter.

Esta quinta-feira, o Presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu no Twitter que, “com o voto por correspondência, 2020 terá as eleições mais inexatas e fraudulentas da História”, o que será “um grande embaraço para os EUA”. Por isso, o chefe do Estado terminou com a pergunta: “Adiar as eleições até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida?”.

Mas, no mesmo dia, em conferência de imprensa, Trump explicou que não é sua intenção reagendar as eleições. “Se quero ver uma mudança de data? Não, mas também não quero umas eleições desonestas. Estas eleições vão ser as mais fraudulentas da História se isso acontecer”, afirmou, citado pelo jornal online Observador.

De acordo com o jornal digital, mesmo que o Presidente republicano quisesse alterar a data das eleições, a legislação norte-americana impede-o de fazer. Para isso, explica, é necessário um ato do Congresso que, por ser composto maioritariamente por democratas, dificilmente seria aprovado.

No domingo, Trump invocou a “maioria silenciosa” para mostrar a sua confiança numa vitória nas próximas eleições, agendadas para 3 de novembro.

Apesar de as sondagens apresentarem o candidato democrata, Joe Biden, à frente das intenções de voto, e apesar de os níveis de violência aumentarem nas contestações sociais em várias cidades norte-americanas, Trump mantém a confiança na sua reeleição para um segundo mandato.

Para além da contestação social, os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de covid-19. Os últimos números elevam o total de mortes para 151.794 e o de casos confirmados para 4.487.072, segundo a última contagem da Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. FRAUDE já houve na tua eleição e na de George Bush.
    Estás com receio que mais alguém te asse a perna( Pague MAIS do que tu).
    Como é possível um pais como EUA ter um presidente destes?? Só por FRAUDE…

RESPONDER

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …