Trump não disse palavra sobre a “guerra antidrogas” (mas ouviu uma canção de amor de Duterte)

No jantar da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Duterte cantou uma canção de amor ao presidente dos EUA, Donald Trump, que “mantém uma ótima relação” com o homólogo filipino – e que em nenhum momento da sua visita às Filipinas abordou a sangrenta “guerra contra as drogas” de Duterte.

O momento decorreu durante o jantar de gala da cimeira da ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, em Manila, na qual o presidente dos Estados Unidos da América marcou presença este domingo.

A artista pop filipina Pilita Corrales cantava a canção “Ikaw” – que significa “tu” em filipino – quando Duterte se juntou à canção “por ordens do comandante-chefe dos Estados Unidos”. “Tu és a luz no meu mundo, uma metade deste meu coração“, cantou.

Embora as Filipinas sejam uma antiga colónia dos Estados Unidos da América, as relações entre americanos e filipinos não têm sido as melhores. Em julho, Duterte afirmou que nunca iria visitar os Estados Unidos e tem procurado alianças com a China e com a Rússia.

No entanto, a relação entre Duterte e Trump é bem melhor do que a relação que Duterte tinha com o anterior presidente dos EUA, Barack Obama. Quando Trump ganhou as eleições, Duterte felicitou-o. Por sua vez, Trump congratulou Duterte pela sua campanha antidroga.

Desde que chegou ao poder em 2016, Duterte deu ordens às forças filipinas para matarem qualquer suspeito de tráfico e consumo de droga. À população civil, o líder filipino sugeriu que pegassem em armas para erradicar a toxicodependência no país.

A Polícia Nacional do país (PNF) reconhece que a guerra de Duterte contra o tráfico de droga já fez quase 4000 mortos. No entanto, estima-se que o número total de mortes seja superior a 9000 se somados os homicídios de supostos toxicodependentes e traficantes atribuídos a indivíduos ou patrulhas de moradores.

Esta segunda-feira, Trump afirmou que tem “uma ótima relação” com Duterte, mas recusou-se a esclarecer se discutiu com o líder filipino questões de direitos humanos relacionadas com a “guerra contra as drogas” de Duterte.

Noel Celis / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Ao contrário de outros líderes norte-americanos, Trump deixou de pressionar líderes estrangeiros em público sobre questões relativas aos direitos humanos. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o tópico foi mencionado brevemente na reunião, sem detalhar se Trump foi crítico.

Já Harry Roque, porta-voz de Duterte, disse que os direitos humanos e execuções extrajudiciais não foram abordados na reunião.

Segundo o Expresso, desde domingo, milhares de pessoas estão a manifestar-se nas ruas de Manila contra Donald Trump, com slogans como “Trump volta para casa” e “Trump terrorista n.º1”.

A visita de Trump às Filipinas termina no dia 14 de novembro, concluindo assim a mais longa viagem desde que é presidente.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até lhe aperta a mão a medo e à distância… A este já não puxas com força… Não vá o gajo mandar-te uma chinada à meia volta.

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …