Trump não disse palavra sobre a “guerra antidrogas” (mas ouviu uma canção de amor de Duterte)

No jantar da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Duterte cantou uma canção de amor ao presidente dos EUA, Donald Trump, que “mantém uma ótima relação” com o homólogo filipino – e que em nenhum momento da sua visita às Filipinas abordou a sangrenta “guerra contra as drogas” de Duterte.

O momento decorreu durante o jantar de gala da cimeira da ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, em Manila, na qual o presidente dos Estados Unidos da América marcou presença este domingo.

A artista pop filipina Pilita Corrales cantava a canção “Ikaw” – que significa “tu” em filipino – quando Duterte se juntou à canção “por ordens do comandante-chefe dos Estados Unidos”. “Tu és a luz no meu mundo, uma metade deste meu coração“, cantou.

Embora as Filipinas sejam uma antiga colónia dos Estados Unidos da América, as relações entre americanos e filipinos não têm sido as melhores. Em julho, Duterte afirmou que nunca iria visitar os Estados Unidos e tem procurado alianças com a China e com a Rússia.

No entanto, a relação entre Duterte e Trump é bem melhor do que a relação que Duterte tinha com o anterior presidente dos EUA, Barack Obama. Quando Trump ganhou as eleições, Duterte felicitou-o. Por sua vez, Trump congratulou Duterte pela sua campanha antidroga.

Desde que chegou ao poder em 2016, Duterte deu ordens às forças filipinas para matarem qualquer suspeito de tráfico e consumo de droga. À população civil, o líder filipino sugeriu que pegassem em armas para erradicar a toxicodependência no país.

A Polícia Nacional do país (PNF) reconhece que a guerra de Duterte contra o tráfico de droga já fez quase 4000 mortos. No entanto, estima-se que o número total de mortes seja superior a 9000 se somados os homicídios de supostos toxicodependentes e traficantes atribuídos a indivíduos ou patrulhas de moradores.

Esta segunda-feira, Trump afirmou que tem “uma ótima relação” com Duterte, mas recusou-se a esclarecer se discutiu com o líder filipino questões de direitos humanos relacionadas com a “guerra contra as drogas” de Duterte.

Noel Celis / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Ao contrário de outros líderes norte-americanos, Trump deixou de pressionar líderes estrangeiros em público sobre questões relativas aos direitos humanos. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o tópico foi mencionado brevemente na reunião, sem detalhar se Trump foi crítico.

Já Harry Roque, porta-voz de Duterte, disse que os direitos humanos e execuções extrajudiciais não foram abordados na reunião.

Segundo o Expresso, desde domingo, milhares de pessoas estão a manifestar-se nas ruas de Manila contra Donald Trump, com slogans como “Trump volta para casa” e “Trump terrorista n.º1”.

A visita de Trump às Filipinas termina no dia 14 de novembro, concluindo assim a mais longa viagem desde que é presidente.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até lhe aperta a mão a medo e à distância… A este já não puxas com força… Não vá o gajo mandar-te uma chinada à meia volta.

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …