Trump quer impedir imigrantes legais pobres de conseguirem vistos

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos querem limitar o acesso aos vistos de residência permanente e temporária de imigrantes legais que dependem de subsídios do governo, como por exemplo vales de alimentação.

Se o combate de Donald Trump contra os imigrantes ilegais já era comummente conhecido, agora os Estados Unidos querem também limitar fortemente os imigrantes legais mais pobres de conseguirem vistos de residência no país. Os visados serão aqueles que dependem de subsídios como vales de alimentação ou habitação subsidiada.

Assim sendo, os candidatos a vistos que não consigam demonstrar ter os rendimentos exigidos ou estejam dependentes de subsídios podem ver os seus pedidos rejeitados. A nova política deverá ser implementada a partir do dia 15 de outubro.

Segundo o Migration Policy Institute, com a entrada em vigor desta nova regra, mais de metade de todos os candidatos ao chamado “green card” seriam negados. O Público explica que a administração de Trump pretende que os imigrantes “não dependam dos recursos públicos para satisfazer as suas necessidades” e que, portanto, sejam “auto-suficientes”.

“O Congresso nunca definiu o termo encargo público na lei e esse termo não tinha sido claramente definido pela regulamentação. Isso é o que muda hoje com essa regra”, disse Ken Cuccinelli, o diretor interino dos Serviços de Cidadania e Imigração.

Esta regulamentação é baseada na Lei de Imigração de 1882, que permite que o Governo recuse o visto de residência a alguém que possa a vir a tornar-se “um custo público”.

“O benefício para os contribuintes é um benefício a longo prazo, que garante que o nosso sistema de imigração traz pessoas para se unirem a nós como cidadãos americanos, como residentes permanentes legais em primeiro lugar, capazes de se sustentar por conta própria, especialmente na era do Estado-providência moderno, que é tão amplo e caro”, acrescentou Cuccinelli.

Alguns norte-americanos mostraram-se contra a nova política, alegando que Trump pretende cortar a imigração legal sem passar pelo Congresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …