Trump quer impedir imigrantes legais pobres de conseguirem vistos

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos querem limitar o acesso aos vistos de residência permanente e temporária de imigrantes legais que dependem de subsídios do governo, como por exemplo vales de alimentação.

Se o combate de Donald Trump contra os imigrantes ilegais já era comummente conhecido, agora os Estados Unidos querem também limitar fortemente os imigrantes legais mais pobres de conseguirem vistos de residência no país. Os visados serão aqueles que dependem de subsídios como vales de alimentação ou habitação subsidiada.

Assim sendo, os candidatos a vistos que não consigam demonstrar ter os rendimentos exigidos ou estejam dependentes de subsídios podem ver os seus pedidos rejeitados. A nova política deverá ser implementada a partir do dia 15 de outubro.

Segundo o Migration Policy Institute, com a entrada em vigor desta nova regra, mais de metade de todos os candidatos ao chamado “green card” seriam negados. O Público explica que a administração de Trump pretende que os imigrantes “não dependam dos recursos públicos para satisfazer as suas necessidades” e que, portanto, sejam “auto-suficientes”.

“O Congresso nunca definiu o termo encargo público na lei e esse termo não tinha sido claramente definido pela regulamentação. Isso é o que muda hoje com essa regra”, disse Ken Cuccinelli, o diretor interino dos Serviços de Cidadania e Imigração.

Esta regulamentação é baseada na Lei de Imigração de 1882, que permite que o Governo recuse o visto de residência a alguém que possa a vir a tornar-se “um custo público”.

“O benefício para os contribuintes é um benefício a longo prazo, que garante que o nosso sistema de imigração traz pessoas para se unirem a nós como cidadãos americanos, como residentes permanentes legais em primeiro lugar, capazes de se sustentar por conta própria, especialmente na era do Estado-providência moderno, que é tão amplo e caro”, acrescentou Cuccinelli.

Alguns norte-americanos mostraram-se contra a nova política, alegando que Trump pretende cortar a imigração legal sem passar pelo Congresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …