Trump quer impedir imigrantes legais pobres de conseguirem vistos

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos querem limitar o acesso aos vistos de residência permanente e temporária de imigrantes legais que dependem de subsídios do governo, como por exemplo vales de alimentação.

Se o combate de Donald Trump contra os imigrantes ilegais já era comummente conhecido, agora os Estados Unidos querem também limitar fortemente os imigrantes legais mais pobres de conseguirem vistos de residência no país. Os visados serão aqueles que dependem de subsídios como vales de alimentação ou habitação subsidiada.

Assim sendo, os candidatos a vistos que não consigam demonstrar ter os rendimentos exigidos ou estejam dependentes de subsídios podem ver os seus pedidos rejeitados. A nova política deverá ser implementada a partir do dia 15 de outubro.

Segundo o Migration Policy Institute, com a entrada em vigor desta nova regra, mais de metade de todos os candidatos ao chamado “green card” seriam negados. O Público explica que a administração de Trump pretende que os imigrantes “não dependam dos recursos públicos para satisfazer as suas necessidades” e que, portanto, sejam “auto-suficientes”.

“O Congresso nunca definiu o termo encargo público na lei e esse termo não tinha sido claramente definido pela regulamentação. Isso é o que muda hoje com essa regra”, disse Ken Cuccinelli, o diretor interino dos Serviços de Cidadania e Imigração.

Esta regulamentação é baseada na Lei de Imigração de 1882, que permite que o Governo recuse o visto de residência a alguém que possa a vir a tornar-se “um custo público”.

“O benefício para os contribuintes é um benefício a longo prazo, que garante que o nosso sistema de imigração traz pessoas para se unirem a nós como cidadãos americanos, como residentes permanentes legais em primeiro lugar, capazes de se sustentar por conta própria, especialmente na era do Estado-providência moderno, que é tão amplo e caro”, acrescentou Cuccinelli.

Alguns norte-americanos mostraram-se contra a nova política, alegando que Trump pretende cortar a imigração legal sem passar pelo Congresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …