/

Trump estará a ser investigado pelo FBI por obstrução à justiça

O Presidente norte-americano, Donald Trump, estará a ser investigado por eventual obstrução à justiça, noticiou na quarta-feira o jornal Washington Post.

A investigação está a ser feita pelo procurador especial que lidera o inquérito sobre a possível ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas, em 2016, Robert Mueller.

Este procurador tinha sido nomeado para o caso russo depois da demissão fulminante, em maio, do então diretor da polícia federal (FBI), James Comey, que depois garantiu que Trump, antes de o destituir, lhe tinha pedido que “deixasse passar” as investigações sobre os vínculos do seu ex-assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn, com Moscovo.

Saber se Trump tem feito obstrução à justiça na investigação sobre a alegada interferência russa é uma questão que passou a fazer parte do inquérito de Mueller, segundo o jornal de Washington.

O procurador independente Robert Mueller, antigo chefe do FBI, está a interrogar os chefes dos serviços de informações para determinar se Trump tentou travar ou bloquear o inquérito que até agora incidia sobre aquela interferência, bem como sobre um possível conluio entre os próximos de Trump e os dirigentes russos, segundo o jornal, que cita fontes anónimas.

Este alargamento da investigação é um “ponto de viragem”, sublinha o Washington Post, que acrescenta que os investigadores também procuram eventuais delitos financeiros entre os colaboradores do milionário norte-americano.

Trump tinha-se congratulado na semana passada pelas declarações de Comey, que afirmou que o Presidente norte-americano não estava a ser objeto de inquérito pelo FBI no quadro da questão russa, enquanto esteve a dirigir a polícia federal.

Mas, ainda segundo as fontes da publicação, a situação mudou “rapidamente depois da demissão de Comey”, em 9 de maio.

Notícia da investigação é “escandalosa e ilegal”

Um advogado de Trump, Mark Corallo, atribuiu a fuga de informação a fontes do FBI.

A equipa legal do Presidente norte-americano considerou que a fuga de informação para o Washington Post é “escandalosa, indesculpável e ilegal”.

Num comentário colocado esta quinta-feira no Twitter, Donald Trump também já reagiu a esta notícia. “Eles fizeram uma combinação falsa com a história dos russos, não encontraram provas, então agora optaram por me acusar de obstrução à justiça nesta combinação falsa. Bonito”, escreveu.

Uma hora depois, o presidente partilhou um segundo comentário. “Estão a testemunhar a maior caça às bruxas na história política da América – liderada por algumas pessoas muito más e contraditórias”.

Robert Mueller foi nomeado procurador especial para este assunto para garantir a independência do inquérito na semana seguinte, em 17 de maio.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.