Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como “maravilhosa e produtiva”

The White House / Wikimedia

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra por Ancara de um sistema russo de defesa antimísseis.

“Somos amigos há muito tempo, quase desde o primeiro dia. Entendemos o país um do outro. Entendemos de onde viemos”, disse Trump a Erdogan. “Eles são altamente respeitados no seu país e na região”, acrescentou, referindo-se a Erdogan e à sua mulher, Emine, segundo noticiou o Expresso, citando a Al Jazeera.

Posteriormente, numa conferência de imprensa conjunta, Trump revelou que ambos tiveram uma “reunião maravilhosa e produtiva”, acrescentando esperar que os dois países, aliados na NATO, possam resolver as suas diferenças.

Entre essas diferenças estão a compra pela Turquia do sistema de defesa russo S-400, o que levou Washington a retirar Ancara do programa de caças F-35. A Turquia desvalorizou a ameaça de sanções dos Estados Unidos (EUA) e começou a receber as entregas do sistema russo em julho, sem que Washington tenha imposto quaisquer sanções.

“A aquisição pela Turquia de sofisticado equipamento militar russo, como o S-400, cria-nos alguns desafios muito sérios e falamos constantemente sobre o assunto. Falámos disso hoje, falaremos no futuro e espero que sejamos capazes de resolver essa situação”, acrescentou Trump.

Através de um intérprete, Erdogan garantiu que os dois países “apenas poderiam superar os obstáculos que enfrentam através do diálogo”.

O Presidente turco mostrou-se “profundamente magoado” com a resolução recente da Câmara dos Representantes, que reconheceu os assassínios de 1,5 milhões de arménios, há um século, como um “genocídio”. Rejeita essa caracterização disse que a medida tem o potencial de “ensombrar seriamente as relações bilaterais entre os EUA e a Turquia”.

No mês passado, a Câmara dos Representantes aprovou um pacote de sanções para punir Ancara pela compra do sistema de defesa russo e pelas operações militares turcas na Síria contra combatentes curdos, que a Turquia considera terroristas.

Ofensiva turca na Síria

As tropas turcas e os combatentes sírios apoiados pela Turquia lançaram uma ofensiva dias depois de Trump ter anunciado que iria retirar as tropas americanas do local. A operação visou as Forças Democráticas Sírias (SDF), formadas por curdos financiados e treinados pelos EUA para combaterem o Daesh, desde 2015.

Os curdos conseguiram derrotar o Daesh em março mas perderam 11 mil soldados. No entanto, Ancara alega que as Unidades de Proteção Popular (YPG), a maior unidade das SDF, são um grupo terrorista ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que luta há décadas contra o Estado turco.

A decisão de Trump de abandonar as SDF perante um iminente ataque turco foi amplamente criticada, mesmo pelos seus aliados, e descrita como uma traição a um parceiro militar dos EUA. A medida terá como consequências mais um desastre humanitário e um possível ressurgimento do Daesh, sublinharam os críticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …