Trump derrotado por Nikki Haley na capital dos EUA

Washington DC já pertence a Nikki Haley, que esmagou o ex-presidente dos EUA com 63% dos votos. Vitória simbólica antes do “tudo ou nada” da candidata republicana.

A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley obteve, no domingo, a primeira vitória nas eleições primárias contra o ex-Presidente norte-americano Donald Trump (2017-2021) na capital dos Estados Unidos, Washington DC.

De acordo com as primeiras projeções das estações de televisão CNN e NBC News, a ex-representante dos EUA na ONU obteve 63% dos votos contra 33% de Trump.

Esta é uma vitória meramente simbólica, já que Washington DC só tem 16 delegados dos 2.429 que o país tem, mas que chega antes da “Super Terça-Feira”, que pode decidir a escolha dos candidatos presidenciais, sendo cada vez mais provável uma repetição do duelo entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.

Estas eleições — em 15 estados e um território — poderão ser decisivas para os dois partidos, especialmente para o Partido Republicano, que escolhe nesta “Super Terça-Feira” (como é designado este dia grande eleitoral) 874 delegados (36%) dos 2.429 que na convenção de julho vão escolher o candidato para as eleições presidenciais de novembro.

Nesta “Super Terça-Feira” votarão os eleitores de 15 estados e de um território: Alabama, Alaska, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia e o território de Samoa Americana.

No Partido Democrata, Biden praticamente não tem adversários para esta Super Terça-Feira, esperando-se que volte a vencer com facilidade Dean Phillips e Marianne Williamson, depois de quatro eleições primárias onde já arrecadou 449 delegados, contra nenhum dos outros dois.

No Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump chega à Super Terça-Feira com uma vantagem de 122 delegados contra 24 delegados de Nikki Haley, a ex-embaixadora que persiste em manter-se em campanha, apesar de uma desvantagem que se deve tornar inultrapassável na próxima semana.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.