/

Trump demite procurador que combateu fraude financeira em Wall Street

US Department of Justice / Wikimedia

O procurador de Nova York, Preet Bharara

O procurador de Nova York, Preet Bharara

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o procurador Preet Bharara. “Não renunciei. Fui demitido há alguns instantes”, diz o procurador de Nova York este sábado no Twitter.

O procurador Preet Bharara, famoso por combater a fraude financeira em Wall Street, foi demitido depois de se ter recusado a renunciar. As informações foram divulgadas pela Agência Télam com base em agências internacionais de notícias.

“Ser um procurador em Nova York será sempre a maior honra da minha vida profissional”, complementou Bharara na rede social.

Ao supervisionar este distrito, que inclui Manhattan, centro financeiro e onde se concentram poderosas fortunas, incluindo a do actual presidente Donald Trump, Preet Bharara era o mais destacado dos procuradores em funções nos Estados Unidos.

Advogado de origem indiana naturalizado norte-americano, com 48 anos, Bharara ganhou reputação no combate inflexível aos crimes de ‘colarinho branco’ e corrupção pública.

Bharara foi um dos 46 procuradores nomeados pelo governo de Barack Obama a quem o Departamento de Justiça solicitou que renunciassem na última sexta-feira. Eram os últimos que continuavam nos cargos, depois de os restantes terem pedido a demissão ainda antes da posse de Donald Trump.

A substituição da maioria dos procuradores federais é algo habitual quando há trocas presidenciais, mas Bharara encontrava-se numa situação particular. Em novembro, enquanto era ainda presidente eleito, Trump reuniu-se com o procurador e pediu-lhe que continuasse no cargo.

Não se conhece ainda a razão pela qual o presidente mudou de opinião.

O promotor foi nomeado em 2009 e era um dos mais mediáticos dos Estados Unidos. Interveio em casos de terrorismo internacional, narcotráfico e fraudes em Wall Street. Bharara levou à prisão vários banqueiros e políticos por casos de corrupção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.